9 Dicas de Especialista para Organizar as Tarefas Domésticas

Especialista revela 9 dicas para facilitar a sua vida na hora de organizar suas tarefas domésticas!



Tem pessoas que contam com a ajuda de uma empregada, diarista, faxineira, alguém da família ou um cônjuge, já outras precisam fazer as tarefas domésticas sozinha. Elas são necessárias para manter a casa em ordem e em harmonia. Hoje vou dar algumas dicas de como organizá-la para otimizar seu tempo.

tarefas domesticas

Vamos primeiro responder algumas perguntas:


1) Onde vive? Casa ou apartamento? Cidade grande ou interior? Isso vai interferir nas atividades que serão necessárias na casa.
2) Quantas pessoas moram na casa? Tem crianças? Isso define quem serão as pessoas que poderão ajudar e como farão.
3) Poder aquisitivo? Se puder contratar alguém que ajude será melhor, mas algumas vezes isso não é possível.
4) Hábitos da família? Isso interfere muito, se todos acordam no mesmo horário, se comem fora ou na casa, etc.
Um estudo feito por professores da Universidade Federal Fluminense concluiu que as mulheres gastam em média 26 horas e 20 minutos semanais para deixar a casa em ordem.

9 Dicas de Especialista para Organizar as Tarefas Domésticas

a) Liste todas as tarefas que precisam ser realizadas. Lavar roupas, fazer comida, limpar os banheiros, etc. Liste tudinhoooooo!
b) Monte seu cronograma de atividades, essa é a listagem das tarefas que precisam ser realizar distribuídas nos dias que você ou a outra pessoa consegue realizá-lo. Dica: coloque essas atividades nos dias em que tenha horas livres e energia para realizá-los. Nada de limpar banheiro as onze da noite ok?
c) Faça listas das tarefas diárias, semanais e mensais. Elas devem ser orientadas seguindo as necessidades da casa e as suas possibilidades. Pode separar por tipo ou por área da casa. Nāo precisa limpar os vidros todo dia, com que frequência julga importante? Bom senso tá? Se nāo passará a vida inteira limpando a casa
d) Monte kits de limpeza e verifique se nāo está faltando nada para realizar o trabalho doméstico. Isso agiliza muito o trabalho.
e) Nāo se cobre, faça aquilo que está ao seu alcance. O importante e equilibrar as atividades para que não sobrecarregue nem você ou seu funcionário.
f) Otimize seu tempo: limpar a geladeira antes de guardar as compras, limpar a pia, após terminar de lavar a louça e assim por diante.
g) Divida as tarefas da casa com os outros membros da casa, como cônjuge e filhos, assim não ficará sobrecarregado para ninguém, cada uma pode arrumar a própria cama, deixar a roupa suja na lavanderia, lavar o que usou, etc. Se divide a casa com outra pessoa, divida também as tarefas e responsabilidades para cada um, mas seja realista com a divisão.
h) Crie a rotina matinal e noturna para otimizar o seu dia, faça disso um hábito.
i) Crie um menu semanal e faça lista de compras: ambos servem para criar uma rotina de alimentação e evitar desperdiço.

Lembre-se limpeza e organização são coisas diferentes, se o local estiver organizado fica mais rápido de limpar. Ao contratar um pessoa para realizar a limpeza, acerte suas expectativas com ela. Converse e ensine como prefere que as coisas sejam feitas de maneira educada e sem imposição.

Espero que tenham gostado do post com as dicas sobre as Tarefas Domésticas! Não esqueça de passar no meu site e conhecer também várias outras dicas minhas sobre organização www.kalinkacarvalho.com.br

Kalinka Carvalho
Consultora, Palestrante e Blogueira em Organização Pessoal, Residencial e Eventos
www.kalinkacarvalho.com.br

[emaillocker id=”15314″] Aproveite para deixar um comentário contando o que você achou! Beijos e Até a próxima! ???????????????????????? ???? [/emaillocker]

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥