10 Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos



Morar em um apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de viver apertado. Veja essas 10 dicas de decoração para apartamentos pequenos da arquiteta Leila Dionizios e comece já a deixar seus cômodos mais bonitos e confortáveis.

dicas-de-decoracao-para-apartamentos-pequenos
Imagem: Leila Dionizios Arquitetura

Cores claras são coringas na decoração de ambientes e ainda ajudam a proporcionar amplitude visual para cômodos pequenos. Aposte em tons de branco, cinza e off-white que são modernos e atemporais.

Móveis sob medida são uma boa saída para quem não tem muito espaço, pois eles aproveitam todos os cantinhos disponíveis da melhor forma possível. Para os móveis se encaixarem ainda melhor, escolha peças com design clean e linhas retas.


Eletrodomésticos compactos são seus aliados na hora de decorar um apartamento pequeno, pois ocupam pouco espaço. Não se deixe levar pelo momento e compre apenas aquilo que irá realmente usar no seu dia a dia.

Espelhos criam a ilusão de um ambiente maior, por isso eles devem ser integrados a decoração. Escolha peças de boa qualidade, que não distorcem a imagem refletida, e coloque em locais estratégicos. Os espelhos devem ser sempre limpos pois são peças centrais da decoração.

Objetos decorativos dão personalidade ao ambiente, mas não devem ser usados em demasia para não deixar os cômodos com aspecto de bagunçado. Procure selecionar bem as peças que vão integrar a decoração, dando prioridade para aquelas que combinam mais com seu estilo e tem melhor acabamento.

Janelas livres são sinônimos de cômodos arejados. Por isso, evite bloquear suas janelas com cortinas muito pesadas ou móveis. Nada pior para um cômodo pequeno do que não receber luz natural e ter a circulação do ar prejudicada.

Explore o cômodo verticalmente com prateleiras e nichos. Essa é uma forma de criar espaço extra e mante a casa mais arrumada. No entanto, evite entulhar muitas coisas nesses locais, para a casa não ficar parecendo muito bagunçada.

Iluminação é essencial para qualquer cômodo, independente de seu tamanho. No entanto, uma boa iluminação pode ajudar os espaços a parecer maiores, principalmente quando combinada com cores claras e espelhos bem cuidados.

Menos é mais. Quem tem um apartamento pequeno pode precisar diminuir a quantidade de coisas que tem dentro de casa. Mantenha apenas o que é realmente usado no dia a dia, para não encher os armários com um monte de coisas inúteis. O que não estiver sendo usado pode ser doado ou vendido.


Contrate um profissional de arquitetura para criar o projeto do seu apartamento pequeno. Arquitetos conseguem utilizar bem cada espaço disponível, de forma criativa e funcional, e ainda combinar tudo com a personalidade de seu cliente.

Arquiteta Leila Dionizios
Escritório de Arquitetura no Rio de Janeiro
Tel.: 2025-2106 / 2487-6405

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥