Esponja da Cozinha pode ter 100 mil Vezes mais Germes do que o Banheiro



Um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, apontou que a pia da cozinha possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro e que eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. “Isso acontece, pois são utensílios que estão em contato com a água o tempo todo, e os locais com umidade são os preferidos das bactérias”, explica o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Ele comenta também que a umidade é só um dos fatores que estimula a proliferação de germes e bactérias, sendo que os resíduos dos alimentos é que “alimentam” esta proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram contaminação cruzada. E a esponja é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação. “A pessoa lava a tábua de madeira contaminada com a mesma esponja que lava seus pratos e copos, por exemplo, espalhando bactéria por toda a louça. Esse tipo de contaminação pode causar diarreia e febre”, afirma o biomédico.

Ssegundo o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a esponja de lavar roupa é o objeto mais contaminado da cozinha. Por conta disto, cuidar da higiene da pia e da esponja é algo essencial para garantir a saúde da casa. Muitas vezes a família inteira se vê sofrendo com diarreias e vômitos, acreditando ter pego uma intoxicação na rua quando o problema estava dentro de casa. Utilizar corretamente a esponja de lavar louça é o primeiro passo para evitar este tipo de situação.


dr. Bactéria
Dr. Bactéria

Confira 4 dicas do especialista:
01  – Esponja seca sempre
Após lavar a louça, deve-se enxaguar bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Retirada toda a espuma, deve-se torcer bem a esponja e guardar em local seco, de uma forma que permita escorrer os restos de água. Nunca deixe a esponja sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água, nem embaixo da pia. Uma dica é deixar a esponja secar completamente sobre o escorredor de louças.

02 – Sabão nunca!
Use somente detergente na esponja e nunca sabão, líquido ou em pedra, pois este tipo de produto não apresenta características bactericidas e pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.

03 – Desinfecção diária
Para desinfetar as esponjas tradicionais, o que deve ser feito uma vez ao dia, o Dr. Bactéria explica três métodos acessíveis. O primeiro é lavar a esponja, embrulhar em um papel toalha, colocar em um pires e levar ao micro-ondas por um a dois minutos. Outra opção é lavar a esponja e deixá-la submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos. O terceiro é imergir a esponja em uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária mais 1 litro de água, por 10 minutos.

05 – Uma semana é muito!
Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período a esponja deve ser descartada. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como a área de serviço ou banheiro.

 

Conheça a Esponja que Elimina 99,9% das Bactérias Presentes

 


Única no mercado, a nova esponja EsfreBom Multiuso vem com Íons de Prata em sua composição, a partir da exclusiva tecnologia Protech, que garante a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na própria esponja e que evitam também a proliferação. Além de trazer um maior nível de segurança e higiene para os ambientes da casa, a tecnologia garante praticidade ao consumidor, pois dispensa a necessidade de esterilização das esponjas, sendo que a recomendação para esponjas comuns é que sejam deixadas de molho em água sanitária ou fervidas após cada utilização.

esfrebom multiuso bacterias

Outras grandes qualidades

A nova fórmula EsfreBom garante também mais resistência para as esponjas, permitindo que esteja sempre íntegra em toda sua vida últil. Os aspectos estruturais do produto também foram alterados, sendo que a esponja apresenta a maior densidade do mercado, o que garante a formação de mais espuma durante as atividades e economia de detergente. O toque da nova EsfreBom é mais macio e a esponja está ainda mais resistente, novamente garantindo ao consumidor a possibilidade de adquirir um produto mais durável e que não se desfaz com uso. O visual da esponja também mudou, agora com cores mais vivas em sua espuma e fibra abrasiva com uma maior capacidade de remoção de sujeira.

Além disso, nesse momento especial, a EsfreBom conta com a parceria  do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, que representará a marca como Embaixador Oficial da EsfreBom.

Preço sugerido: R$3,89 (Embalagem Leve 4 pague 3)

 

Sobre a Bettanin

Com mais de 330 milhões de peças produzidas por ano, a Bettanin é uma referência no mercado de utensílios de limpeza doméstica, sendo líder na categoria vassouras com a marca Noviça, e vice-líder na categoria esponjas com a marca EsfreBom. Empregar design, alta performance e matéria-prima de excelência na produção de soluções para todos os ambientes da casa e no setor de limpeza automotiva têm sido os diferenciais da Bettanin desde 1947. A empresa destaca-se ainda pela produção de um amplo portfólio de produtos, distribuídos entre vassouras, esponjas, panos e mops, dentre outras categorias.

A Bettanin deu origem ao Grupo Bettanin, que, em 2014, motivado pela expansão e diversificação de negócios, consolidou as Empresas InBetta – umaholding formada pela Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro.

[emaillocker id=”15314″] Aproveite para deixar um comentário contando o que você achou! Beijos e Até a próxima! ???????????????????????? ???? [/emaillocker]

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥