Sorriso Perfeito! Conheça as lentes de contato odontológicas



lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito

O que são as Lentes de Contato Odontológicas?

Além do tradicional aparelho ortodôntico, os especialistas na área dental desenvolveram técnicas mais discretas de corrigir o sorriso, uma dessas opções é chamada de lentes de contato dental. Dentistas têm usado essas lentes de contato na odontologia com espessuras super finas para corrigir imperfeições, manchas leves, lascas e fraturas de pacientes, podendo se beneficiar também quem quiser aumentar o tamanho dos dentes e solucionar o problema de diastema, espaço entre os dentes separados e fazer mudança de forma. Comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, as lentes de contato dental preservam muito mais a estrutura dental.

As lentes de contato dental são coladas na frente dos dentes mudando a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais. Podem ser feitas de porcelana ou de materiais compostos de resina. Lentes de contato dental de porcelana resistem a manchas melhor do que lentes de contato dental de resina e melhor imitam a luz refletida dos dentes naturais. Lentes de contato de resina são mais finas e requerem a remoção de menos de superfície do dente antes da colocação. É indicado discutir a melhor escolha do material da lente de contato odontológicapara você com o dentista.

20_lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito


Fumantes e pessoas que ingerem muito café, vinho ou chá devem estar cientes que essas substâncias podem escurecer as lentes de contato dental. É indicado um clareamento dental antes da colocação da lente de contato odontológica deixando uma margem de 21 dias entre uma técnica e outra. A lente de contato dental só não é indicada para crianças e adolescentes, ou quando o paciente já tem prótese de porcelana ou cerâmica no dente.

Como funciona o procedimento?

O procedimento de colocação de uma lente de contato odontológica geralmente requer quatro viagens ao dentista: uma para uma consulta inicial, uma para fazer o molde das lentes de contato dental, outra para fazer um teste com material e uma para aplicar as lentes de contato dental. Um ou vários dentes podem ser cobertos por lentes de contato odontológica simultaneamente e o processo de revestimento é descrito abaixo:

A primeira etapa envolve a participação ativa do paciente. Explique ao dentista o resultado que você está tentando alcançar. Durante este encontro, o dentista irá examinar seus dentes para se certificar se as lentes de contato dental são apropriadas para você e discutir o que o processo vai envolver e algumas de suas limitações. O dentista também pode pedir raios-X e fazer moldes de sua boca e dentes.

Para preparar um dente para as lentes de contato dental, o dentista remove cerca de 0,5mm de esmalte da superfície do dente, que é uma quantidade quase igual à espessura da lente de contato dental a ser adicionada à superfície do dente. Antes da remoção do esmalte, você e o dentista irão decidir a necessidade de um anestésico local para amortecer a área ou não. Em seguida, o dentista fará um modelo ou molde do seu dente. Este modelo é enviado para um laboratório de prótese dentária, que por sua vez constrói a sua lente de contato dental.  É possível com um material específico fazer um teste da nova forma e tamanho dos dentes. O Paciente pode ir pra casa, mostrar aos familiares, avaliar e depois aprovando,este provisório, é realizado o trabalho definitivo. Normalmente leva de 1 a 2 semanas para o seu dentista receber as lentes de contato dental de volta do laboratório.

66_lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito

Antes da lente de contato dental ser permanentemente cimentada ao seu dente, o dentista irá colocá-la temporariamente em seu dente para examinar a sua forma e cor, removendo repetidamente para aparar o verniz conforme necessário para atingir o ajuste apropriado. A cor do verniz pode ser ajustada com a máscara da cola a ser usada. Em seguida, para preparar o dente para receber o verniz, o dente vai ser limpo, polido, e riscado, o que encrespa o dente para permitir um processo de colagem forte. Uma cola especial é aplicada para a lente de contato dental e ela é então colocada sobre o dente. Depois de posicionar adequadamente a lente de contato odontológica sobre o dente, o dentista aplica um feixe de luz especial para o revestimento dentário, que ativa os produtos químicos na cola fazendo-a endurecer ou sevar rapidamente.

As etapas finais envolvem a remoção de qualquer excesso da cola, avaliando sua mordida e fazendo os ajustes finais nas lentes de contato dental, se necessário. O dentista pode lhe pedir para voltar para uma visita de acompanhamento em algumas semanas para verificar como suas gengivas estão respondendo à presença das lentes de contato dental e, mais uma vez examinar a colocação destas.


Vantagens, Desvantagens e Contra-Indicações

Quais são as vantagens da lente de contato odontológica?

  • Elas fornecem uma aparência natural para os dentes;
  • Tecido gengival tolera porcelana bem;
  • Lentes de contato dental de porcelana são resistentes a manchas;
  • A cor de um revestimento de porcelana pode ser selecionada de tal modo que faz com que os dentes escuros tenham aparência mais branca;
  • Lentes de contato dental oferecem uma abordagem conservadora para mudar a cor e a forma do dente e geralmente não requerem uma preparação extensiva, proporcionando uma alternativa mais forte, mais estética.

Quais são as desvantagens da lente de contato odontológica?

  • Lentes de contato dental geralmente não são reparáveis se elas lascam ou racham;
  • Lentes de contato dental podem não corresponder exatamente a cor dos seus outros dentes. Além disso, a cor das lentes de contato dental não pode ser alterada uma vez no lugar. Se você está pensando em clareamento de seus dentes, você precisará fazê-lo antes de começar a colocar a lente de contato odontológica;

Quais são as contra indicações da lente de contato odontológica?

  • Lentes de contato dental não são uma boa escolha para os indivíduos com dentes não saudáveis (por exemplo, aqueles com cárie ou doença gengival ativo), dentes enfraquecidos (como resultado de fraturas e grandes obturações dentárias), ou para aqueles que têm uma quantidade inadequada de esmalte na superfície do dente;
  • Indivíduos que apertam e rangem os dentes não são bons candidatos para lentes de contato dental, já que essas atividades podem causar quebras ou rachaduras nas lentes de contato.

Fonte: smileodontologia.com.br

Tira Dúvidas:

1) Afinal, por que tem este nome?
“A espessura da peça protética é tão fina que se compara à lente de contato para os olhos”, explica a Dra. Cristiane Rodrigues, da clínica Miracle Smile. As lentes são translúcidas, feitas de dissilicato de lítio e têm entre 0,2 e 0,4 mm, enquanto as facetas de porcelana, outra solução para moldar e clarear os dentes, costumam ter 1mm de espessura.

2) É bom mesmo?
Com esta técnica é possível corrigir cor, tamanho e posição dos dentes e um dos grandes benefícios é poder planejar o sorriso de acordo com o formato dos dentes, do rosto e do estilo de vila. Com fotografias e moldes, o dentista cria o modelo perfeito, que é aprovado pelo paciente. “As pessoas podem ver uma prévia do seu novo sorriso, como se fosse um “test drive”, antes de se fazer qualquer tipo de intervenção em seus dentes”, diz a cirurgiã-dentista Dra. Josi Robaina, da Lumina Smile.

3) Aplicação
Outra diferença das lentes de contato para outras técnicas é o desgaste do dente. Enquanto alguns métodos removem uma média de 0,7mm do esmalte para aplicar o produto por cima, para colocar as lentes é preciso fazer apenas um alisamento da superfície. Depois disso, ela é “colada” com um adesivo líquido. “Na maioria dos casos não há necessidade de anestesias”, explica a Dra. Josi. Duas consultas são suficientes e o procedimento todo demora, em média, duas horas.

4) Todo mundo pode?
Pessoas com escurecimento severo dos dentes, por exemplo, não terão bons resultados. “ A indicação das lentes é extremamente restrita para pacientes com bruxismo, que praticam esportes radicais e que tem hábitos nocivos, como roer unha e morder”, explica Dra. Cristiane.

5) Cuidados
As lentes são bem resistentes para a mastigação e não é preciso nenhum cuidado extraordinário, mas recomenda-se evitar alimentos muito duros, como pé de moleque, além de abolir hábitos como abrir garrafas, cortar linhas, morder objetos como lápis e palito, por exemplo.

6) Como cuidar?
Como qualquer outro procedimento estético é preciso ter manutenção regular, mas segundo dentistas a troca das lentes deve ser feita após oito ou 10 anos de uso.

7) Valor
Os preços variam entre R$ 1.800 e R$ 3 mil para cada dente.

Fonte: virgula.uol.com.br

Alguns famosos que já aderiram a técnica

68_lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito

99_lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito

21_lentes-de-contato-odontologicas-dentes-sorriso-perfeito

[emaillocker id=”15314″] Aproveite para deixar um comentário contando o que você achou! Beijos e Até a próxima! ???????????????????????? ???? [/emaillocker]

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥