Manchas na Pele Durante a Gravidez: normal ou perigoso?



 

Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas transformações, causadas por hormônios que estão contribuindo para gerar mais uma vida. Entre as mudanças, algumas mulheres sofrem com as manchas na pele, que são chamadas de melasma ou cloasma. Todavia, algumas pessoas desenvolvem o melasma fora da gestação, principalmente, em virtude da exposição solar ao longo dos anos e por uma predisposição individual. E é importante ressaltar que o uso de anticoncepcionais também pode estimular o aparecimento de melasma.

manchas na pele na gravidez


A Dra. Ana Regina Trávolo, médica dermatologista, explica que na maioria das vezes o melasma surge na região das bochechas, testa e região supralabial. “Durante a gestação é possível usar o filtro solar e alguns clareadores mais suaves, como o ácido azelaico. Já após a gestação, podem ser utilizados os medicamentos clareadores mais potentes, como os ácidos glicólico e retinoico, a hidroquinona, antioxidantes orais e diversos peelings químicos, como os de cosmelan e dermamelan”, explica a médica.

Nos casos mais difíceis e quando não for possível o clareamento apenas com as medicações, pode ser utilizado o Laser Spectra, que tem um protocolo próprio para clareamento do melasma em 12 sessões semanais. Esse laser tem inclusive FDA para tratamento do melasma. “É importante ressaltar que, após o tratamento, o melasma precisa de manutenção e proteção solar contínua, pois pode voltar a escurecer com a exposição solar. Nem todos os pacientes respondem completamente ao tratamento, mesmo com o Laser”, orienta a médica.

Para quem ainda não tem manchas na pele, a orientação primordial é evitar a exposição solar, fazendo uso regular de protetores solares com fator de proteção FPS 30 ou superior. “Quando possível, evitar o uso de anticoncepcionais ou outros hormônios estrogênicos e progestagênicos, o que ajuda a evitar a piora de muitos casos”, completa Ana Regina.

Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

MAIS INFORMAÇÕES

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.

Curtiu o post? Ficou com alguma dúvida? Conta tudo aí nos comentários e vamos lá para o Facebook e o Instagram @magazinefeminina onde temos diversos outros conteúdos que você também vai amar!


Não esquece de espiar a nossa homepage (o início do nosso site) você certamente vai gostar das nossas outras editorias da revista feminina com receitas, moda, beleza, estilo de vida, empreendedorismo feminino, festas, cuidados com a casa, promoções, descontos e lançamentos!

Beijos, e até a próxima!

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥