Pés com rachaduras ou fissuras, como tratar?



Os pés são responsáveis pela sustentação diária do corpo humano, possibilitando assim que as tarefas do dia-a-dia sejam feitas de forma simples e rápida, por este motivo os cuidados com eles devem ser redobrados.

Pés Femininos

Com o passar do tempo devido aos hábitos alimentares, defeitos ortopédicos, idade, hereditariedade, diabetes, doenças vasculares, o uso de meias ou sapatos inadequados, entre outros fatores podem levar está região a apresentar rachaduras e fissuras, para solucionar este problema a casinha do pé, um espaço destinado a podologia no ABC, nos dá algumas dicas.
Para entender melhor a causa deste dano, é preciso compreender primeiramente que a nossa pele é formada por três camadas: a epiderme, a derma e a hipoderme. A epiderme corresponde à camada externa, quando sofremos, por exemplo, ressecamento nesta região, ocorre o acúmulo de queratose, o que passa a gerar o engrossamento. Eni Lima podóloga e fundadora da casinha do pé, complementa: “O leve ressecamento desta região é uma reação comum em razão de uma defesa natural do organismo, é assim que o corpo protege as camadas internas da pele contra a ação de fatores externos, porém é neste processo que surgem as rachaduras, que são decorrentes de fissuras”.


O principal tratamento para melhorar e prevenir as rachaduras na pele é a utilização de hidratantes todos os dias, cremes específicos, meias de algodão, sapatos fechados confortáveis e sempre ingerir muita água. Estes fatores auxiliam na respiração natural da pele, evitando que futuros problemas ocorram.

O tempo para solucionar este problema, varia de caso para caso, precisando ser avaliado por uma podóloga especializada que tratará o problema por completo e não apenas superficialmente.

As rachaduras ou fissuras, não estão relacionadas à idade ou sexo, podem ser desenvolvidas tanto em crianças, quando homens e mulheres, devido uso de medicamentos, falta de hidratação no organismo, uso de produtos químicos como cândida e cloro, obesidade, alguma patologia como diabete, problemas vasculares, etc, estes fatores contribuem para deixar a pele ressecada e como consequência uma pré-disposição a este problema.

Caso o paciente não realize o cuidado necessário, pode-se desenvolver dificuldades para andar devido as dores nos pés, consequentemente dores nos tornozelos, joelhos, colunas, além de haver a possibilidade de pequenos sangramentos.

A Casinha do Pé apresenta tratamentos para casos como este, o primeiro passo é identificar a causa, para assim ter a solução adequada do problema, em seguida é realizada a limpeza do local e a indicação do creme HOMEOPAST, um produto altamente hidratante e cicatrizante, ideal para os casos de rachaduras, asperezas e fissuras.
“Primeiramente é interessante consultar um especialista para tratar o problema de acordo com a sua causa especifica, tudo vai depender dos hábitos de cada um. A saúde dos pés é bem-estar para o corpo”. Indica Eni Lima.

Eni-Lima,-Proprietária-da-Casinha-do-Pé

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥