Projeto de alfabetização da Estácio promove o empoderamento de mulheres em São João de Meriti



A relação entre violência doméstica e baixa escolaridade foi comprovada no dia a dia por Sandra Ornellas, responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e professora de Direito da Estácio em São João de Meriti: a maioria das vítimas mal conseguia assinar o próprio nome no boletim de ocorrência.

Projeto de alfabetização da Estácio promove o empoderamento de mulheres em São João de Meriti
Diante dessa constatação, a professora sugeriu que Wilna Mello e Dalta Mota, docentes de Pedagogia na mesma instituição de ensino, desenvolvessem um projeto de Alfabetização e Letramento específico para mulheres de São João de Meriti, voltado ao resgate da cidadania, identidade e autoestima, além de prevenção de violência por parte de parceiros.
Com a participação de oito alunos voluntários, o programa atende atualmente 16 mulheres no próprio campus da Estácio no município. “As alunas já conseguem ler e escrever. Houve, notadamente, um aumento da autoestima e do empoderamento”, diz Wilna. “No início, elas não falavam; hoje já se colocam e deliberam conosco sobre decisões a serem tomadas coletivamente, também apresentam suas ideias e desenvolvem argumentos com clareza e objetividade. No meu ponto de vista, esse é o maior ganho”, completa a professora.
Além da alfabetização e do letramento, as alunas realizam exposições de trabalhos e aulas de dança, assistem a palestras ministradas pelo curso de Direito, e participam de eventos da universidade relacionados à responsabilidade social.

“Elas sentem orgulho de frequentar o espaço acadêmico, tiram fotos e postam nas redes sociais”, conta a professora. “Estamos em busca de parcerias locais para conseguirmos a isenção do transporte e cestas básicas para as alunas”.


O atendimento é realizado às terças, quartas e quintas, das 18h às 20h, na Estácio São João de Meriti, para até 20 alunas. Email de contato: wilna.souza@estacio.br

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥