Quiabo – 19 benefícios do quiabo que vão te surpreender!

O quiabo até pelo nome assusta. A princípio ele não é nada convidativo. É um vegetal com pelinhos e tem uma baba bem esquisita. Bom, o quiabo tem tudo para ser um vegetal fora da lista das comidas favoritas, principalmente para esta nova geração que adora salgadinhos e refrigerantes.

Neste artigo, vamos falar mais sobre as vantagens da alimentação com quiabo, quais os benefícios do quiabo para a saúde e ainda vamos ter  receitas práticas para comer quiabo, beber quiabo e ainda passar o quiabo no cabelo, porque a final de contas, se parar para contar é capaz de o quiabo ter até mais de 1001 utilidades!

 

O que é Quiabo?

quiabo

O Quiabo, também conhecido como “dedo de senhora”, é um dos vegetais mais nutritivos que existe.  Ele é natural do Nordeste Africano. Geralmente suas vagens são colhidas quando ainda estão verdes. A planta é cultivada em regiões tropicais e temperadas. Botanicamente, quiabo é uma planta perene pertencente à (malvas) da família Malvaceae, e nomeado cientificamente como Abelmoschus esculentus.

Tabela Nutricional do Quiabo

PRINCÍPIO VALOR DE NUTRIENTES PERCENTUAL DE RDA
Energia 1,5% 31 Kcal
Os hidratos de carbono 7,03 g 5,4%
Proteína 2,0 g 4%
Gordura total 0,1 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 9% 3,2 g

VITAMINAS

Ácido Fólico 88 ug 22%
Niacina 1.000 mg 6%
Ácido pantotênico 0,245 mg 5%
piridoxina 0,215 mg 16,5%
riboflavina 0,060 mg 4,5%
tiamina 0,200 mg 17%
Vitamina C 21,1 mg 36%
A vitamina A 375 IU 12,5%
A vitamina E 0,36 mg 2,5%
A vitamina K 53 ug 44%

ELETRÓLITOS

Sódio 8 mg 0,5%
Potássio 303 mg 6%

MINERAIS

Cálcio 81 mg 8%
Cobre 0.094 mg 10%
Ferro 0,80 mg 10%
Magnésio 57 mg 14%
Manganês 0.990 mg 43%
Fósforo 63 mg 9%
Selênio 0,7 ug 1%
Zinco 0.60 mg 5,5%

FITO-NUTRIENTES



Caroteno-ß 225 ug
Crypto-xanthin-ß 0 ug
Luteína-zeaxantina 516 ug

 

Benefícios do Quiabo

  1. O quiabo tem baixa caloria, ou seja, é uma ótima opção de vegetal para quem está de dieta;
  2. O quiabo não contém gorduras saturadas e nem colesterol;
  3. O quiabo é rico de fontes de fibra dietética, minerais e vitaminas, frequentemente recomendado por nutricionistas para controle do colesterol e programas de redução de peso;
  4. Ele é rico em fontes de substâncias que ajudam na digestão, reduzem os gases e auxiliam no combate a prisão de ventre;
  5. O quiabo possui quantidades saudáveis de vitamina A, anti-oxidantes flavonóides tais como beta-caroteno, a luteina e xantina. É um dos vegetais com níveis mais elevados destes anti-oxidantes, que são essenciais para a visão.
  6. A vitamina A também ajuda a manter as membranas mucosas e da pele super saudáveis;
  7. O consumo de vegetais naturais e frutas ricos em flavonóides ajuda a prevenir o cancer do pulmão e da cavidade oral.
  8. Quando o quiabo está fresco ele é uma a boa fonte de ácido fólico. Super recomendado para gestantes de 4 a 12 semanas, pois o ácido fólico ajuda na formação do cérebro do bebê e também diminui a chance de abortos espontâneos.
  9. Rico em vitamina-C, ajuda o corpo humano a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos, reduzindo os episódios de gripe e resfriados, protegendo o corpo contra os radicais livres nocivos.
  10. A mesma vitamina C limpa a pele, e previne psoríase, acne e outras condições da pele.
  11. O quiabo também é rico em grupos do complexo B com vitaminas como a niacina, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantotênico. As vitaminas do complexo B ajudam no crescimento do cabelo e no fortalecimento das unhas.
  12. Eles também tem Vitamina K, que é um co-factor para enzimas de coagulação do sangue e ainda é um ótimo fortalecedor para os ossos.
  13. O quiabo oferece boa fonte de minerais importantes, tais como o ferro, o cálcio, manganês e magnésio.
  14. Ele age na redução do colesterol, prevenindo a aterosclerose;
  15. Graças à sua elevada quantidade de vitamina C, o quiabo é um ótimo alimento para quem tem asma, ele auxilia na diminuição da mesma pois tem propriedades anti-inflamatórias.
  16. Diminui o risco de câncer no cólon-retal.
  17. Rico em proteína, é uma excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.
  18.  Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  19. Facilita a circulação melhorando a estrutura dos vasos sanguíneos.

Loção de Quiabo para Crescimento do Cabelo

Você sabia que o quiabo pode ser um grande aliado para o crescimento do cabelo? Acredita-se que o quiabo fortalece a raiz do cabelo, ajuda no crescimento capilar e aumenta o volume do cabelo.

Hidratação de Quiabo para Fazer o Cabelo Crescer

Ingredientes:
6 quiabos
200 ml de água

Como Fazer:
Remova a cabeça e corte o quiabo na horizontal. Coloque dentro de um copo com a água. Deixe descansar por pelo menos 4 horas. Em seguida raspe a parte interna do quiabo para remover a goga (gel). Passe pela peneira.
Com o cabelo lavado aplique o gel de quiabo no cabelo. Cubra o cabelo com touca plástica e deixe agir por 1 hora. Após esse período enxágue o cabelo com água abundante. O resultado de imediato será um cabelo macio e com brilho incrível.

Validade e Conservação: Guardar o gel de quiabo na geladeira por até uma semana.

 

Pesquisa sobre o Quiabo e a Diabetes

Particularmente interessante é a investigação sobre o potencial de quiabo no tratamento de diabetes.

Estudos foram feitos apenas em modelos animais até agora, e é muito cedo para tirar quaisquer conclusões, mas os resultados preliminares são promissores.

  • Em 2011, pesquisadores testaram quiabo em ratos com diabetes (publicado em ISRN Farmacêutica ). As vagens foram embebidas em água e um grupo de ratos foi dado a solução, enquanto que o grupo de controle recebeu uma solução de Na-carboximetilcelulose (CMC – goma de celulose, um derivado de celulose, muitas vezes utilizado como um espessante). Os resultados mostraram que o vegetal ajudou os animais a reduzir a absorção de glicose e os níveis de açúcar no sangue reduziram radicalmente.
  • Outro estudo em ratos foi realizado em 2011 e forneceu resultados semelhantes (publicado no Journal of Pharmacy and Bioallied das Ciências ). Neste estudo, os ratos foram alimentados com sementes de quiabo em pó e extractos da casca do vegetal por 28 dias. Observou-se uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue em comparação com os ratos que não receberam o pó. Além disso, notou-se que o quiabo ajudou a reduzir lípidos elevados (gorduras) e que o perfil lipídico dos animais voltou para perto do normal.

Algumas preocupações de segurança para pessoas com diabetes

Os cientistas observaram um fator importante ao testar quiabo em ratos diabéticos. O vegetal pode melhorar o controlo glicémico, mas não devem ser tomados em conjunto com o cloridrato de metformina, uma vez que reduz a absorção da droga. A metformina é tomada por muitas pessoas com diabetes para manter os seus níveis de açúcar sob controle, por isso é importante não ingerir grandes quantidades de quiabo caso esteja utilizando o remédio.

Se você é diabético e faz uso da insulina, jamais substitua a insulina pelo quiabo. Seus níveis glicêmicos devem ser monitorados frequentemente e o ideal é sempre pedir orientações médicas neste caso! Se você é diabético, antes de sair comendo quiabo todos os dias, consulte o seu nutricionista e o seu endocrinologista.

Receita de Água de Quiabo

A melhor maneira de usar o quiabo para controlar o diabetes e obesidade é com o uso da água de quiabo. A seguir estão as etapas para preparar água de quiabo:

Ingredientes:

  • 2 quiabos;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Corte os quiabos em várias rodelinhas;
  • Deixe o quiabo cortado de molho na água por no mínimo 2 horas;
  • Depois é só coar e beber a água.

 

Receita de Quiabo sem Baba

 

  1. Corte os quiabos em fatias;
  2. Coloque o quiabo em uma panela ou frigideira e coloque um pouco de óleo;
  3. Adicione sal a gosto;
  4. Deixe fritar por 10 a 12 minutos, sem tampar, misturando de 1 em 1 minuto;
  5. Prontinho, aí é só comer!

Com tantos benefícios assim, aposto que você vai acabar comprando quiabo ainda esta semana. Mas a dúvida é: qual a receita de quiabo que você vai fazer primeiro?

Fique conosco por mais tempo! Inscreva-se em nossas redes sociais abaixo para receber automaticamente novidades, promoções e lançamentos:
Seguir a Magazine Feminina via Facebook
Seguir a Magazine Feminina via Instagram
Seguir a Magazine Feminina via Twitter
Seguir a Magazine Feminina via Pinterest
Seguir a Magazine Feminina via Google Plus

Se quiser, inscreva-se também para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D






Produtos Recomendados

Comente Aqui 😍 Vamos amar conhecer sua opinião! 👏👏👏

Please enter your comment!
Please enter your name here