Vitamina D: Sua Aliada na Prevenção da Osteoporose

Prevenir é melhor que remediar, conheça todas as dicas da Dra. Cibele Fabichak sobre a Prevenção da Osteoporose através da Vitamina D



Sabemos que a falta de vitamina D, produzida no corpo naturalmente por meio do banho de sol, pode prejudicar, principalmente, a saúde óssea. Sem produzir ou ingerir vitamina D na dose correta, o organismo inicia um processo de “retirada” de cálcio, dos ossos, para manter o nível do elemento químico no sangue.

vitamina d
Em nossa rotina, pela correria do dia a dia, ficamos menos expostos ao sol nos melhores horários para a absorção da vitamina D – depois das 10h da manhã e antes das 16:30h da tarde. E quando temos tempo, geralmente passamos protetor solar e/ou fechamos janelas para evitar os raios ultravioletas – pelos riscos do câncer de pele. No inverno, é comum não sairmos por causa do frio e, mesmo ficando no sol, normalmente não é o tempo mínimo necessário, que é de 15 minutos.
Desta forma, agrava-se o risco de doenças como reumatismo, artrite, artrose e, principalmente, a osteoporose. Mas o que podemos fazer, para repor a quantidade necessária de Vitamina D?
Uma opção para ingerirmos a quantidade correta de vitamina D, todos os dias, é o uso de suplementos vitamínicos. Nas farmácias, encontramos suplementos em gotas ou comprimidos, por exemplo, o triDevit, um suplemento de Vitamina D em mini comprimidos mastigáveis. Outra opção é seguir uma dieta com alimentos ricos em cálcio. As opções vão desde leite, queijo, requeijão, iogurte até coalhada e ricota.

alimentos vitamina d
No caso da Osteoporose, a falta de Vitamina D faz com que a redução de massa óssea, após os 50 anos, progrida mais rapidamente nas mulheres. Por isso, esse grupo deve ter mais cuidado e atenção. Segundo o médico ginecologista Dr. Nilson Roberto de Melo, 90% da quantidade de ossos das mulheres são formados até os 20 anos de idade. Dos 20 anos até os 35 anos são formados mais 10%, ou seja, até os 35 anos, a mulher tem 100% da formação dos ossos.


vitamina d
A partir dos 35 anos, a mulher não perde massa óssea de forma significativa – em torno de 0,18% a 0,30%. Entretanto, a partir da menopausa, ela perde de 2% a 6% de osso ao ano. Dessa forma, cinco anos após a menopausa, a mulher tem uma redução de 25% a 30% da massa óssea. Uma perda muito grande e que está relacionada à  diminuição do hormônio feminino.
Assim, quando a mulher menstrua, os ovários estão produzindo o hormônio que mantêm a parte óssea, o estrogênio. Quando entra na menopausa, há uma redução muito grande na produção do hormônio e, consequentemente, a massa óssea fica comprometida, facilitando as fraturas.  A densitometria óssea é um exame importante para o diagnóstico da osteoporose e deve ser feito sempre que o médico especialista ou clínico solicita.

A prevenção da osteoporose envolve diversos fatores e, um deles, é a atividade física. A musculação é a mais indicada por fortalecer a musculatura e ser um exercício com menor impacto. A caminhada também é um ótimo exercício e muito recomendada pelos especialistas. Paralelamente, o banho de sol de 15 minutos, todos os dias, é indispensável, pois estimula a produção e a absorção da vitamina D pelo organismo, o que facilita a absorção do cálcio e, consequentemente, beneficia a massa óssea.
*Por Dra. Cibele Fabichak, especialista em medicina do esporte e do trabalho.

Curtiu o post? Ficou com alguma dúvida? Conta tudo aí nos comentários e vamos lá para o Facebook e o Instagram @magazinefeminina onde temos diversos outros conteúdos que você também vai amar!

Não esquece de espiar a nossa homepage (o início do nosso site) você certamente vai gostar das nossas outras editorias da revista feminina com receitas, moda, beleza, estilo de vida, empreendedorismo feminino, festas, cuidados com a casa, promoções, descontos e lançamentos!

[emaillocker id=”15314”] Prontinho, sua inscrição foi enviada com sucesso! Agora é só aguardar nossos e-mails! [/emaillocker]

Gostou deste conteúdo? Não esquece de compartilhar com aquela sua amiga que também vai amar!
Beijos e até a próxima. Fique por dentro das novidades em nossas Redes Sociais:

Instagram.com/Magazine.Feminina
Twitter @MagFeminina
Pinterest.com/MagazineFeminina
Facebook.com/MagazineFeminina

♥ Muito Obrigada pelo Carinho! ♥