Loading Posts...

5 Dicas Práticas de Como Usar o Filtro Solar {Alerta}

Você sabe utilizar o protetor solar corretamente? Dermatologista ensina 14 dicas práticas de como usar o filtro solar.

As altas temperaturas estão aí e, com elas, o sol, cada vez mais forte. “Os cuidados com a pele são importantes o ano todo, seja na praia ou no escritório, mas nesse período é preciso redobrar a atenção. Todos sabem que devem usar protetor solar, por exemplo, mas muitos desconhecem a forma mais adequada de fazê-lo”, ressalta o dermatologista Bruno Vargas, da Clínica Inovatto. Ele lembra que a falta de proteção, além de causar reações imediatas, como vermelhidão e ardor, também podem levar a consequências em longo prazo.

O primeiro ponto que se deve observar é o tipo de protetor solar. “Independente do tom de pele, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser 15. A melanina produzida na pele é uma defesa natural do organismo à incidência de luz. Quanto maior a exposição, mais melanina e, consequentemente, maior o bronzeado. Por isso, quem tem a pele mais clara está mais exposto”, explica Vargas. Por isso, para cada cor e tipo de pele há o filtro mais indicado.

O dermatologista recomenda que pessoas claras e com sardas usem FPS30 ou mais forte, já os homens e mulheres morenos conseguem proteção com FPS15. Indivíduos de qualquer tom de pele e idade, que tenham manchas causadas por motivos diversos, devem utilizar produtos com FPS50 ou 60. Crianças abaixo de 12 anos também precisam de mais cuidado, com FPS no mínimo 40, mas bebês de até seis meses não podem usar protetor solar e, por isso, recomenda-se que tomem apenas 10 minutos de sol por dia, antes das 9h da manhã. “O tempo de exposição às radiações solares e o horário de exposição também devem ser observados. Além disso, outras alternativas auxiliam na proteção, como buscar lugares à sombra ou usar chapéu e guarda-sol”, recomenda Vargas.

Para quem utiliza regularmente hidratantes, bases e cremes anti-idade, o mais recomendado é optar pelos que contêm filtro. Na praia, areia e sal potencializam o efeito dos raios ultravioleta (UV), o que exige ainda mais cuidado. As diferentes apresentações farmacêuticas são outro diferencial que varia pelo tipo de pele, os produtos sem óleo, sérum e gel, são ideais para quem tem pele mista, oleosa ou com acne. Mousse e creme são mais indicados para pele seca ou sensível, e as versões em aerossol são recomendadas para as áreas com pelos e o couro cabeludo.

5 Dicas Práticas de Como Usar o Filtro Solar

  • Passe o protetor 30 minutos antes de ir à praia ou piscina, ainda sem vestir roupa de banho;
  • Retoque cada vez que sair da água, lembrando-se de se enxugar antes;
  • Se estiver se exercitando, retoque a cada 2 horas; caso não estiver na água ou se exercitando, a cada 4 horas;
  • Para cada membro, tórax e abdômen, utilize mais ou menos uma colher de sobremesa de protetor. Metade dessa quantia no rosto, orelhas e pescoço;
  • Roupas azuis, vermelhas ou amarelas são mais indicadas para quem se expõe muito ao sol.

Leave a Comment