7 benefícios de fazer Balé Classico


7-beneficios-de-fazer-bale-classico

 

O Balé Clássico vem de meados do século XIX, essa técnica de dança, a mais tradicional do balé.Caracteriza-se por posições preestabelecidas e serviu de base para outras três modalidades:

  • O balé moderno,
  • A dança moderna,
  • E a dança contemporânea.

Os princípios básicos são postura ereta, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria. As aulas trabalham o aprimoramento da técnica em giros, saltos e adágios. Desenvolve a coordenação motora global e fina, a flexibilidade, a resistência, a leveza dos movimentos e do equilíbrio.



Assistam um trecho de um vídeo de uma aula iniciante com a professora Giovana Puoli e também temos nivel intermediário!

 

Veja abaixo alguns benefícios da prática citados pela bailarina e professora da aula no Estúdio Anacã, Giovana Puoli:

Melhora a coordenação motora. O balé clássico exige que a aluna consiga executar os passos em um determinado tempo musical e espaço, e ainda, tudo ao mesmo tempo, com total sinergia e coerência de braços e pernas. Por isso ele desenvolve muita coordenação motora e ritmo.

Flexibilidade é outra característica do balé clássico. Parte da aula é dedicada a exercícios para melhorar o alongamento. Desde os exercícios estáticos como colocar a mão no chão para promover alongamento dos músculos da cadeia posterior até movimentos dinâmicos como saltos, tendem a aumentar e condicionar à flexibilidade.

Raciocínio: a dança tem o poder de unir o corpo, a mente e o espírito, no balé, como todo movimento deve ser coordenado com a música e também com a postura correta, é preciso agilidade de raciocínio e boa memória para acompanhar os passos.

Corrige e melhora a postura. São os ombros abertos e alinhados com o quadril, o abdômen contraído e o pescoço alongado que permitem a melhor execução dos movimentos e transmitem leveza.

Aumenta o tônus muscular. Só de manter o equilíbrio corporal, sustentar a posição ereta e centrada, a aluna já contrai os músculos. Com a intensidade e repetição dos movimentos, sustentação dos braços, ela desenvolve o tônus muscular.

Aumenta a autoestima. O detalhe do collant, da meia-calça, colocar a sapatilha e fazer o coque do cabelo para trás, tudo isso já permite que a mulher aflore a feminilidade e ela se sinta mais delicada. Além disso a dança com a música clássica desperta uma série de emoções que acalmam e fazem um bem interior. A dança cura muitas almas.

Outro benefício é a interação cultural, pela imersão na linguagem francesa através dos nomes dos passos e também pelo contato direto com os mestres e grandes compositores da música clássica.

Sobre o Anacã

Idealizado em 2010, o Estúdio Anacã, que trabalha modalidades em benefício ao corpo, tem à frente os sócios Ana Maria Diniz, Leandro Sampaulo e Helô Gouvêa – criadora do Walk Dance – é o primeiro estúdio de dança a oferecer o plano Free Pass, onde o aluno pode participar de mais das 30 modalidades oferecidas, sem ter que pagar a mais por isso. O Estúdio possui duas unidades na cidade de São Paulo, uma no Jardins e outra no bairro de Pinheiros.

Mais informações: www.estudioanaca.com.br

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis − 2 =