Vale a pena comprar uma Adega Climatizada?




As Adegas Climatizadas estão em alta e cada vez mais presentes na casa dos Brasileiros. Com o aumento desta popularidade, a cada dia, mais pessoas tomam gosto e interesse pela coisa e querem saber para o que server, e, se vale a pena ter uma adega de vinhos climatizada em casa.

Ter uma adega bonita, cheia de recursos e com capacidade infinita de vinhos é o sonho de consumo de qualquer enófilo. Mas será que este é o seu caso? A verdade é que a resposta é uma só: depende. Vai depender muito dos hábitos dos moradores e visitantes de sua casa em relação ao consumo de vinho.

Por isso, separamos alguns benefícios, ou seja, motivos para se ter uma adega climatizada, e também algumas desvantagens, ou motivos para não se ter uma. Assim você poderá definir se no seu caso, vale ou não vale a pena ter a sua.

Por que ter uma Adega Climatizada?

Vale A Pena Ter Uma Adega Climatizada
Vale A Pena Ter Uma Adega Climatizada

Para o apreciador de bons vinhos, existem várias vantagens no armazenamento correto dos vinhos. As adegas climatizadas, servem primordialmente para preservar a qualidade das bebidas e deixar elas na temperatura ideal para o consumo. Porém, existem outros benefícios para se ter uma dessas, e nós listamos todos eles aqui abaixo:

Vinho da Temperatura Certa

O vinho é uma bebida considerada vida, muito peculiar, e que depende de vários cuidados para que possa ser saboreada com o máximo de qualidade possível. Uma das variáveis mais importantes para a conservação da qualidade da bebida é a temperatura de armazenamento da mesma.

Um descuido nesse quesito pode comprometer o gosto da bebida para sempre, então o cuidado é dobrado. Ainda mais quando se trata de um vinho de valor elevado. Além de deixar o seu vinho na temperatura ideal, a adega climatizadora também deixa o vinho na temperatura ideal para o consumo. As temperaturas variam de acordo com o rótulo da bebida. Para saber mais sobre as temperaturas ideias dos vinhos, confira este post aqui:

Eu gosto de Vinhos de Preço Elevado

Se você não apenas é um apaixonado por vinhos, mas gosta de selecionar rótulos de valor elevado, então certamente é uma ótima escolha ter uma Adega Climatizada em casa. O valor da Adega não se compara ao valor que você pode perder se algum dos seus rótulos perder o gosto.

Adegas Controlam a Trepidação das Garrafas

A trepidação em excesso é um risco a qualidade dos vinhos, por isso, a adega ajuda a armazenar suas garrafas em local seguro e com pouco movimento, aumentando a qualidade e o tempo de vida das bebidas.

Adegas Protegem os Vinhos da Luz

Os raios de luz são um dos maiores inimigos de uma boa garrafa de vinho, em especial dos vinhos tintos. Qualquer tipo de raio de luz, não apenas o solar, pode aumentar os riscos de oxidação do líquido, afetando significativamente o sabor e o aroma da bebida. A adega climatizada protege, portanto, os vinhos da iluminação prejudicial.

Adegas Organizam a sua Vida

Não é raro encontrar pessoas transportando vinhos em aviões. Isso por que, nem todos os vinhos estão disponíveis no supermercado perto de nossa casa. E as vezes, viajando para cidades com produção de vinhos, ou países com menores impostos, é possível encontrar diversos rótulos que gostamos com um preço bem mais acessível. Quando isso ocorre, não tem como comprar uma garrafa só. As vezes, a gente se anima e compra várias. Se isso também acontece com você, então a Adega pode te ajudar muito com isso.

Não vai ser possível você consumir tanto vinho em um curto período de tempo. Além disso, vai ser ótimo ter onde organizar e armazenar todos eles, garantindo a sua qualidade, é claro.

Adegas Decoram a Casa

Decoração, não tem só relação com beleza, mas sim, com estilo de vida. A decoração da casa deixa com que a mesma fique com a cara e o estilo dos donos, deixando o ambiente mais acolhedor e aconchegante. Se você é apaixonado por vinhos e é atento as questões estéticas, certamente vai amar ter uma Adega Climatizada em seu ambiente de receber visitas.

Adegas para Vinhos Envelhecidos

Vinhos envelhecidos são mais comumente encontrados em casas de colecionadores. Certamente, portanto, se você ainda não é um colecionador, pois se fosse já teria a sua adega 😉 Mas, se você está cada vez mais apaixonado por este universo dos vinhos e pretende começar a experimentar rótulos especiais e envelhecidos, saiba que sim, este tipo de vinho exige ainda maiores cuidados em relação ao armazenamento.

Adegas Climatizadas estão Acessíveis

Antigamente, ter uma adega climatizada em casa era um artigo de super luxo. Apenas pessoas muito abastadas e muito apaixonadas por vinhos tinham acesso a esta maravilha. Porém, atualmente, é possível comprar uma adega climatizada de qualidade com valores a partir de R$ 500 reais. Ou seja, parcelando, cabe no bolso de muita gente.

Por que NÃO ter uma Adega Climatizada?

Ditos os motivos e vantagens para se ter uma Adega Climatizada, aqui estão agora alguns motivos para não se ter uma.

Não bebo Vinho com frequência

Se você não tem um hábito de beber vinho com frequência, provavelmente não tem muitas garrafas guardadas em casa, além disso, provavelmente, você consome a bebida logo depois de adquirir a mesma. Ou seja, ela não precisa ser armazenada por muito tempo. Neste caso, a boa e velha geladeira ou despensa poderá guardar o seu vinho por alguns dias ou horas sem problema algum.

Costumo beber vinhos Jovens

Vinhos jovens, são vinhos que devem ser consumidos até 4 ou 5 anos após a safra (colheita). Esses vinhos não evoluem como o vinho de guarda, ou seja, não ficam melhor com o passar do tempo.

É como se eles tivessem um prazo de validade de sabor. Os vinhos jovens tem muita qualidade, porém tem um estilo diferente em relação aos vinhos envelhecidos. São fabricados pensados para serem consumidos em menor tempo. Estes vinhos são mais comumente encontrados em supermercados e não carecem tanto de uma Adega Climatizada como os vinhos de guarda.

Necessidade de Energia Elétrica Cosntante

Se na região que você mora, por algum motivo específico, existe uma queda constante na eletricidade, e ocorre um vai e volta na luz, esse vai e volta pode significar um liga e desliga na sua Adega, e com isso, os vinhos podem sofrer um bocado. Neste caso o ideal seria guardar seus vinhos em uma adega não climatizada artificialmente, mas que proporcionasse todas as condições que o vinho necessita. Como se faziam nos castelos, antigamente.

Cantinho que Parece uma Adega

Uma Adega é um local que mantém uma temperatura entre 12ºC e 15,5ºC e umidade entre 70% e 95%. Dependendo da cidade em que você mora, e no estilo da sua residência, pode ser que você, por sorte, tenha um cantinho propício para fazer uma adega passiva em casa. É chamada de adega passiva por ter condições naturalmente adequadas, sem precisar de resfriar ou umidificar. Em geral, esse local fica em porões abaixo do nível do solo e com isolamento térmico.

Bom meninas, espero que tenham gostado das nossas dicas. Se você optou por comprar a sua adega climatizada, aqui está um post que certamente você vai amar ter acesso:

https://www.magazinefeminina.com/adega-climatizada-em-oferta/

Smiley face