Alisamento com Maizena | Hidratação? Como fazer em Casa? Saiba Tudo Aqui


O Alisamento com Maizena, também conhecido como Hidratação de Maizena ou Touca de Gesso, ficou nacionalmente conhecido quando as grávidas aprenderam este truque. Ele é um alisamento natural que utiliza a Maizena como ingrediente principal.

Na verdade, Maizena é só uma marcas mais famosas para um produto que se chama Amido de Milho. No Brasil, existem várias empresas que produzem o tal amido de milho como a Apti, a Fugini e a Yoki. O amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho. Sua mais óbvia utilização é na culinária, para o preparo de bolos, cremes, e espessantes em molhos.

Mas, no mundo da beleza a Maizena está dominando o alisamento natural. Vamos entender porque?

Alisamento com Maizena

Conhecido como Alisamento Natural, o Alisamento com Maizena, ou, Hidratação com Maizena proporciona os seguintes efeitos no cabelo:

  • Hidrata;
  • Dá Brilho;
  • Reduz o Volume;
  • Alinha os Fios;
  • Deixa o Cabelo Soltinho;
  • Deixa o Cabelo Sedoso.

Além disso o alisamento natural com Maizena tem umas vantagens super interessantes:

  • Não agride a estrutura capilar;
  • Utiliza 100% ingredientes naturais.
  • A fórmula pode ser feita em casa sem a ajuda de um profissional;
  • Os ingredientes são fáceis de encontrar, é bem provável que você já tenha eles em casa;
  • Não agride a estrutura capilar;
  • É uma misturinha econômica / baratinha.

Uauuu, olhando por este ângulo, parece o alisamento perfeito não é mesmo? Mas calma, se você está buscando um alisamento com aquele efeito liso absoluto, dependendo de quão ondulado o seu cabelo é, precisamos registrar aqui que ele não vai ficar liso como você espera.

Não Alisa Completamente

O alisamento com Maizena é recomendado para quem tem camelo ondulado. Digamos que ele pode ser mais considerado como um relaxamento capilar. Afinal, este tratamento não altera a estrutura da fibra capilar. É um processo gradativo, vai alisando cada vez mais, quanto mais você utiliza, mas nunca vai alisar completamente o seu cabelo.

Quanto tempo Dura?

Esta é uma das piores notícias que temos para dar sobre o assunto. O efeito liso da Hidratação com Maizena dura apenas uma ou duas lavadas depois da aplicação, porém a hidratação se mantém por mais umas duas ou três lavagens.

Quem pode Usar?

Este é um dos fatores mais legais do Alisamento com Maizena, provavelmente foi este um dos principais motivos da fórmula ter se tornada tão famosa na internet. Como mencionamos acima, ele só utiliza produtos naturais que não agridem os cabelos por isso todos podem usar, isso inclui:

  • Serve para todos os tipos de cabelo, cada tipo de cabelo terá um resultado diferente;
  • Gestantes / Grávidas;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Pessoas que querem sair do alisamento, e estão começando a ficar com a raiz crespa e o resto do cabelo liso. Isso porque ela poderá usar a mistura de maizena, que irá ajudar a disfarçar a diferença entre o natural e o alisado, sem ter que optar por produtos químicos.

Cuidados na Aplicação

A aplicação da touca de gesso, pode fazer uma certa bagunça e sujeira. O ideal é aplicar a mistura no banheiro, pois vai a bagunça vai ficar contida e vai ser mais fácil de limpar depois. A roupa também pode sujar, então opte por usar algo que seja destinado para este fim. Você também pode optar por usar uma toalha nos ombros, mas o ideal é estar com uma roupa que não tenha problema sujar.

Receitas de Alisamento com Maizena

As receitas abaixo são as duas receitas mais comuns para alisamento com Maizena. A primeira é mais simples e rápida para preparar, pois não vai ao fogo, mas ela precisa ficar por 60 minutos no cabelo, além disso, por ser mais líquida, pode dar mais trabalho para passar no cabelo e pode cair no chão com mais facilidade, ou seja, a sujeira é maior.

Já a segunda, apesar de ser 5 minutos mais demorada para preparar, uma vez que vai ao fogo por 2 minutos e precisa esperar esfriar por 3, fica com uma textura de mingau / maionese e aí é bem mais fácil aplicar e não faz tanta sujeira. Além disso esta segunda receita fica no cabelo por apenas 30 minutos.

Receita de Alisamento com Maizena e Leite sem Fogo

Ingredientes

  • 1 Copo de Leite Integral 100ml (Se você tem o cabelo oleoso, opte pela mesma quantidade de água no lugar do leite)
  • 2 Colheres (Sopa) de Amido de Milho (Maizena)
  • 2 Gotas de Óleo de Argan, Azeite de Oliva ou Óleo de Coco

Modo de Preparo

  1. Coloque uma toalha nos ombros e outra na bancada da pia ou onde for preparar a mistura, apenas para evitar sujar a casa.
  2. Em um potinho pequeno, misture todos os ingredientes por cerca de 60 segundos. A textura lembra a textura de um iogurte. Não precisa levar ao fogo.
  3. Depois passe nos cabelos mecha por mecha. A mistura vai endurecer quando estiver em contato com o seu cabelo, por isso mesmo é chamada de touca de gesso.
  4. Com a mistura pronta inicie a aplicação no cabelo. A aplicação deve ser feita mecha por mecha enluvando as mesmas com a mão. 
  5. Depois de aplicar na primeira mecha, você pode prender ela sem problemas e seguir aplicando nas demais.
  6. Terminada a aplicação, coloque uma touca plástica nos cabelos e deixe agir por 60 minutos.
  7. Depois deste tempo é só lavar. Se o seu cabelo já estava limpo não precisa nem usar shampoo. Apenas finalize com o condicionador.
  8. Se for secar o cabelo, não esqueça do protetor térmico.
  9. Tudo pronto agora é só curtir o efeito liso e o poder da maizena.

Receita de Alisamento com Maizena com Leite e Açúcar

  • 100 ml de leite(Se você tem o cabelo oleoso, opte pela mesma quantidade de água no lugar do leite, o leite pode fazer o cabelo ficar mais oleoso do que o normal);
  • 1 colher de amido de milho;
  • 1 colher de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 3 gotas de óleo vegetal (ex: óleo de côco);
  • 1 colher de açúcar cristal / Pode ser mel no lugar do açúcar.

Opção Power:

  • 1 colher de Bepantol para cabelo;
  • 2 colheres de Yamasterol.

Modo de Preparo

  1. Coloque uma toalha nos ombros e outra na bancada da pia ou onde for preparar a mistura, apenas para evitar sujar a casa.
  2. Em uma panela, misture o leite e a maizena até fazer um mingau. Leva cerca de 2 minutos e você precisa ficar mexendo sem parar.
  3. Espere a mingau esfriar um pouco, até ficar morninho sem queimar.
  4. Misture os outros ingredientes, a textura final fica com cara de maioneze.
  5. Com a mistura pronta inicie a aplicação no cabelo. A aplicação deve ser feita mecha por mecha enluvando as mesmas com a mão. 
  6. Depois de aplicar na primeira mecha, você pode prender ela sem problemas e seguir aplicando nas demais.
  7. Terminada a aplicação, coloque uma touca plástica nos cabelos e deixe agir por 30 minutos.
  8. Depois deste tempo é só lavar. Se o seu cabelo já estava limpo não precisa nem usar shampoo. Apenas finalize com o condicionador.
  9. Se for secar o cabelo, não esqueça do protetor térmico.
  10. Tudo pronto agora é só curtir o efeito liso e o poder da maizena.

Dicas de Aplicação

  • Pode ser aplicado em cabelo sujo ou limpo, não faz diferença em relação ao efeito. Porém, se aplicar no cabelo sujo vai precisar lavar com o shampoo depois, e aí já tira um pouco efeito e da durabilidade da hidratação. Por isso o que recomendamos é lavar o cabelo antes de passar a misturinha.

E o efeito? O efeito do alisamento de maizena com antes e depois é mais ou menos assim:

Quer ver como estas receitas acima são bem democráticas? Confira alguns vídeos que mostram como fazer as receitinhas usando ingredientes diferentes.

O efeito hidratação de maizena pode ser usado em todos os tipos de cabelo, inclusive os cacheados. Confira este vídeo super interessante que a gente amou!

 

 

Quer mais uma dica para usar a Maizena que sobrou no seu dia a dia? A Maizena pode ser usada como shampoo a seco, basta aplicar um pouco do pó da maizena na raiz do cabelo oleoso e espalhar com os dedos até desaparecer. O amido absorve o óleo dos fios e ajuda a melhorar a aparência por algumas horas. Mas depois você já sabe, banho neles.

Produtos com Maizena para os Cabelos

Quer mais facilidade? Conheça a Máscara de Maizena para Cabelos Alisamento Natural Glatten 1Kg

A Glatten Professional inovou aquilo que nós consumidoras já haviamos descoberto. O efeito que o Amido de Milho, junto com colágeno, Keratina Brasileira e Óleo de Argan proporcionam para os fios. Um efeito liso natural, anti-frizz e de muita nutrição. Aí eles criaram a Maizena Alisamento Natural de forma insdustrializada, para quem não tem tempo de fazer a misturinha em casa. Eles incrementaram o produto com ingredientes como Vitamina A, Germem de trigo e óleos essenciais, além do amido de milho é claro, então, parece ser uma ótima segunda opção.

Modo de usar: Após lavar os cabelos com o shampoo de sua referência secar 80% dos fios, em seguida dividir o cabelo em quatro partes. Faça a aplicação da Máscara Glatten Maizena Alisamento Natural enluvando os fios completamente. Caso queira melhor resultado faça uso da touca térmica. Deixe agir de 20 a 45 minutos, lembrando que quanto maior o tempo de pausa do produto, maior será a ação nos fios. Use, aproveite e desfrute o resultado. Composição: Water Delonized, Glucamate, Quartenarium de Ammonium, Propilparaben, Protein Seed, Argan Oil, Collagem, D-pantenol, Limonol, Vita A, Vita E, Fluid Silicon, Hair Fit Keratin, Ceteareath Alcohol, Parfum

Por sem um produto novo é mais difícel de encontrar, mas achamos interessante trazer a opção para vocês, assim o post fica bem completinho.

Bom meninas, é isso, espero que tenham gostado das dicas e receitas. Se ficou com alguma dúvida, manda pra gente! E se já testou o alisamento ou a hidratação com maizena em casa, compartilhe suas experiências com a gente e com outras leitoras como eu e você! Vai ser super legar saber a sua opinião e ter contato com outras ideias, dicas e comentários.

Beijos e até a próxima!