Blog de BELEZA

Babosa no Cabelo Como usar? Quais os benefícios? Funciona mesmo?

By  | 

Babosa no cabelo? Claro! Aloe succotrina, Aloe vera ou Babosa, apesar de ter muitos nomes, a babosa é uma das plantas mais comuns de se encontrar nos pátios das casas do Brasil. Na casa da minha vó, por exemplo, tinham vários pés de babosa e foi ainda pequena que aprendi o poder desta plantinha maravilhosa que vamos mostrar neste post para vocês!

História da Babosa

Babosa no Cabelo

Babosa no Cabelo


 
Com origem norte africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é mais ou menos parecida com os cactos. Ela é utilizada e conhecida desde a época das pirâmides do Egito como a Planta da Imortalidade. Seus incríveis benefícios para a saúde humana foram rapidamente difundidos pelo mundo antigo. Talvez por isso, Alexandre O Grande conquistou uma ilha inteira que tinha diversas plantações de Aloe Vera para trazer saúde aos seus homens e a sí próprio.
A Babosa, foi trazida para a América por missionários espanhóis, que buscavam trazer saúde as colônias. O nome babosa no Brasil foi dado graças a sua baba, uma resina que a planta produz e que tem textura de baba, babosa, mesmo. Atualmente planta é amplamente difundida em todo o país, sua plantação e muda são acessíveis, fáceis de cultivar e muito úteis para vários fins caseiros.

Propriedades da Aloe Vera / Babosa

O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente, é utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses.

Babosa no Cabelo

Babosa no Cabelo


 
 
A Babosa é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante. Ou seja, é um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.
A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Pelo mesmo efeito reidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura. A babosa tem o poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto.
Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais. Com sua constituição química, permite a penetração na pele e, assim leva importantes nutrientes para as células vivas. Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas.
A Aloe vera também pode ser utilizada para se regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.
Fonte: Wiki

Babosa e Beleza

Atualmente, a babosa, é amplamente utilizada em produtos de beleza para corpo, rosto e cabelos, são os cosméticos a base de aloe vera. No vídeo abaixo, que é muito curioso, você vai ver uma plantação e uma fábrica de matéria prima para os cosméticos. Veja como não tem segredo, o que eles fazem na fábrica é o que a gente faz em casa para usar a babosa em nossas receitinhas!

Benefícios da Babosa no Cabelo

A babosa oferece uma variedade de benefícios para o cabelo. Em resumo, a planta:

  • realça o brilho;
  • deixa os fios mais fortes;
  • ajuda a definir os cachos;
  • previne queda de cabelo;
  • recupera o viço;
  • recupera a saúde de cabelos quimicamente tratados;
  • hidrata profundamente;

Como Hidratar o Cabelo com Babosa

A hidratação da babosa no cabelo é uma ótima opção para quem busca um resultado incrível utilizando produtos naturais e de fácil acesso. A babosa atua nos cabelos como protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV, igualmente os protege contra os danos cotidianos como o clima seco, o vento, a chuva, a secura, a oleosidade, tornando os cabelos mais brilhantes e sedosos.
Neste vídeo da Julia Doorman do site Cabelos de Rainha, ela dá várias dicas de como utilizar a babosa nos cabelos e também passa várias recomendações de como fazer o tratamento passo a passo:

Receita para usar Babosa no Cabelo

Receita para usar Babosa no Cabelo

Receita para usar Babosa no Cabelo


 
Essa é uma receita bem simples e fácil de como utilizar a babosa em casa:

  1. Bata no liquidificador a polpa de uma folha de babosa com 100 ml de água – A polpa é só a parte transparente, branquinha, ou seja não bata com a casca e tire totalmente os espinhos.
  2. Após lavar o cabelo como de costume, aplique a mistura nos fios como uma hidratação normal e deixe agir por cerca de 20 minutos;
  3. Decorrido o tempo, lave os cabelos normalmente retirando bem toda a babosa dos fios.

Essa hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias e os efeitos de fortalecimento e reconstrução são garantidos.

Queda e Caspa, Babosa Nelas

Sim, a babosa pode ajudar a eliminar alguns tipos de caspa. Para isso, basta seguir a receita acima. Utilizando a receita duas vezes ao mês, você poderá eliminar a caspa, nutrir profundamente os folículos pilosos, ativar os mecanismos que geram o cabelo, estimular seu crescimento. Além disso a babosa ajuda a fortalecer o cabelo, deixando ele mais saudável e bonito, inclusive detendo parte da queda.

Como Plantar e Cultivar a Babosa em Casa

Este é um vídeo bem instrutivo de como plantar a babosa em casa e como cultivar a mesma. Dá pra ter a babosa em casa com muita facilidade. Você não vai precisar de muito espaço, os vasos podem ser pequenos. No plantio você vai precisar investir em alguns produtos para que ela cresça saudável, mas depois fica bem mais fácil e simples!

 
Se você não quiser ter o “trabalho” de plantar a babosa em casa, você poderá encontrar a mesma em algumas feiras de rua. Sempre confirme para quem está vendendo se a babosa é da espécie aloe vera barbadensis, pois outras espécies podem ser tóxicas (felizmente, a barbadensis é a espécie mais comum).
E aí, gostou das dicas e receitas de como usar babosa no cabelo? Tem alguma sugestão pra agregar este conteúdo? Compartilhe suas experiências com a gente e com outras leitoras como eu e você! Vai ser super legar saber a sua opinião e ter contato com outras ideias, dicas e comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.