Lista com 19 tipos de Chás Diuréticos para variar sua dieta!


A retenção de líquidos pode ter diversas causas e é interessante tentar identificar a causa antes de escolher um chá. Alguns chás, além de diuréticos tem outras funções que podem ser melhores aproveitadas em cada tipo de organismo.

De qualquer forma o acúmulo de líquidos é desconfortável. Confira alguns sintomas da retenção de líquido:

  • inchaço de mãos e pés e tornozelos;
  • inchaço abdominal e torácico (a pessoa parece ter ganhado peso, de modo geral);
  • dores de cabeça;
  • irritação acentuada;
  • aumento da pressão;
  • dores no peito e mal-estar.

 

Se você está com retenção de líquidos, nada melhor do que conhecer as vias naturais para eliminar estes líquidos retidos.
Conheça agora a lista dos 19 chás diuréticos existentes e de fácil acesso no Brasil:

 



Chá Verde, Branco e Preto

cha-diuretico

Todos esses chás são feitos a partir da mesma planta, a camellia sinensis. O que diferencia essas bebidas são as condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. O branco é feito a partir de folhas jovens sem oxidação, enquanto o verde passa pelo processo de forma leve e o preto já é o que sofre maior oxidação.

Chá de Cavalinha

Por ser rica em glicosídeos flavônicos, ácido gálico, silício, potássio e saponinas, essa erva é poderosa diurética, pois ajuda na filtração da linfa e consequente eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Por isso, ela regula e adstringe o trato genito-urinário, sendo também utilizada para a incontinência urinária em crianças.

82_cha-diuretico

E a sua saúde agradecerá pela ingestão do chá de cavalinha, já que o silício dele é remineralizante e, portanto, coopera para a calcificação dos ossos e age nas fibras elásticas arterianas, o que diminui os riscos de ateromatose. Com isso, pessoas com colesterol alto ganham elasticidade e resistência nos vasos sanguíneos.

A cavalinha ainda é antiinflamatória e funciona bem em casos de inchaço e inflamação na próstata, além de acelerar a cicatrização da pele e melhorar a elasticidade de peles secas, atuando como ótimo hidratante.

Além disso, você ficará muito mais bonita, porque ele deixa a pele limpa, os cabelos brilhantes, as unhas fortes e ainda evita o aparecimento de estrias e varizes.

Chá de Dente de Leão

Composto por terpeno, fitosterois, flavonóides e taraxinas, o chá de dente de leão é um ótimo diurético, fazendo os rins trabalharem em alta velocidade para eliminar todas as toxinas corporais. Portanto, também funciona para diminuir a pressão arterial.

54_cha-diuretico

Pessoas com problemas respiratórios podem se beneficiar com esse poderoso chá, pois ele impulsiona as glândulas das vias respiratórias para que eliminem o catarro. Por outro lado, as glândulas gástricas, pancreáticas, hepáticas, salivares e intestinais são estimuladas a fim de produzirem mais secreções, o que permite que o fígado e a vesícula funcionem espetacularmente.

Chá de Quebra Pedra

A quebra pedra, também conhecida como erva pombinha, saxífraga ou arrebenta pedra é uma erva muito utilizada na prevenção contra o cálculo renal, sendo, portanto, ótima diurética.

73_cha-diuretico

Ela possui triterpenóides, esteróide estradiol e flavônicos que, além de conterem efeito diurético, combatem bactérias, hepatoprotetor, anticancerígeno, colagogo, litolítico e antiespamódico.

Sendo assim, pode ser usado para o tratamento de cistites, hepatites do tipo B, nefrites, hidropsias e pielites.

Chá de Carqueja

37_cha-diuretico

Essa planta possui um gosto muito amargo que dificulta sua ingestão, mas que pode ajudar muito a eliminar líquido do corpo. A parte utilizada na infusão são as hastes da planta. De acordo com a tradição popular, seu poder diurético e laxante faz o organismo funcionar bem e ajuda a emagrecer rápido.

Chá de Hibiscus

79_cha-diuretico

Também é uma erva potente para emagrecer por seu efeito diurético, mas outras características do chá de hibisco podem favorecer a diminuição de peso. Alguns estudos sugerem que ele acelera o metabolismo e estimula a a queima de gordura corporal.

 

Chá de Casca de Maçã com Canela

76_cha-diuretico

Esse chá tem um gostinho bem melhor que os anteriores, ele contém compostos que auxiliam no desenvolvimento do corpo proporcionando uma melhor queima de gordura, o aroma é uma delícia.

Outros Chás

Abacateiro: diurética, cálculos renais, fígado, rins, bexiga.

Arueira: Diurética, ciática. Uso externo: Contusões, icterícia.

Assa Peixe: Expectorante, tosse, resfriados, diurético, cicatrizante.

Cana do Brejo: Diurético, anti-inflamatório, cistite, próstata.

Douradinha: Diurética, depurativo, afecções cutâneas, ácido úrico.

Japecanga: Depurativo, diurético, sífilis, reumatismo.

Kumell: Diurético, cólicas, estomacal.

Mate: Tônico cerebral, estimulante, digestivo, diurético.

Milomens: Afecções das vias urinárias, prostatite, diurético.

Panacéia: Depurativo, afecções de pele, sífilis, diurético.

Pata de Vaca: Diabetes, depurativa, diurética.

Unha de Vaca: Diurética, diabetes, depurativa.

Como Ingerir

Para fazer esses chás, ferva água e coloque as ervas, deixando-as tampadas por 10 minutos. Depois, basta beber o chá, de preferência, sem açúcar. Se preferir, beba-os gelados ou misturados a frutas.

Cuidado com a dosagem, alguns chás, como o chá verde, podem provocar aumento da pressão arterial se consumidos em excesso.

O uso abusivo de diuréticos provoca uma perda muito grande de sais minerais importantes à nossa saúde.  Por este motivo, você deve ter muita moderação ao ingerir os chás e jamais deixe de beber água potável também, pois ainda que você tenha retenção, beber água é fundamental.

Busque em tudo o equilíbrio e a moderação para o bem da sua saúde!

Você conheçe mais alguns chás que não foram listados aqui, então comente para que acrescentemos esta listagem!

Beijos e bom chá time!

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − sete =