20 Opções de Chá Diurético que Realmente Funcionam


Os chás diuréticos ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquido, principalmente água e sódio. Neste post, entenda melhor sobre a retenção de líquido e quando, como e por que tomar o chá diurético.

Retenção de Líquido

Confira algumas dicas sobre a retenção de líquido:

 

A retenção de líquidos pode ter diversas causas e é interessante tentar identificar a causa antes de escolher um chá. Alguns chás, além de diuréticos tem outras funções que podem ser melhores aproveitadas em cada tipo de organismo e para cada necessidade.

Assim como alguns chás funcionam melhor para algumas coisas, outros, podem ter o efeito contrário e serem contra indicados. Isso vai depender muito de condição para condição de cada organismo, por isso, se o seu problema de retenção é grave, o melhor que você pode fazer é realmente procurar um médico.

Em geral, os médicos prescrevem diuréticos quando o corpo está retendo líquido em excesso. Este problema é mais comum em adultos mais velhos e em mulheres grávidas. Mas existem diversos fatores que podem estar causando a retenção de líquidos:

  • Pressão alta
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Cirrose do fígado
  • Disfunção renal
  • Pedras nos rins
  • Edema (inchaço dos tecidos, como em pernas e pés inchados)
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Diabetes

Confira alguns sintomas da retenção de líquido:

  • Inchaço de mãos e pés e tornozelos;
  • Inchaço abdominal e torácico (a pessoa parece ter ganhado peso, de modo geral);
  • Dores de cabeça;
  • Irritação acentuada;
  • Aumento da pressão;
  • Dores no peito e mal-estar.
Se você está com retenção de líquidos, nada grave, algo passageiro, aqui está uma lista de chás para experimentar com o aval do seu médico responsável.

19 Opções de Chá Diurético Fáceis de Achar

Algumas ervas e suplementos dietéticos têm propriedades diuréticas que podem ser úteis para você. Sempre fale com seu médico e pergunte sobre possíveis reações alérgicas, especialmente se você já está tomando medicamentos.

Conheça agora a lista com 19 opções de Chá Diurético existentes e de fácil acesso no Brasil:

 

Chá de Salsinha

Estranho não é mesmo? Mas é ela mesma, a salsinha que usamos na culinária! O chá de salsa ou salsinha é um poderoso diurético. Ele ajuda a reduzir o inchaço e diminuir a barriga e além de tudo é um tempero barato que contém vitamina C, K, B12, A, e minerais como o ferro, cálcio e fósforo.

Chá Verde Diurético

Chá Verde Diurético
Chá Verde Diurético

Todos esses chás são feitos a partir da mesma planta, a camellia sinensis. O que diferencia essas bebidas são as condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. O branco é feito a partir de folhas jovens sem oxidação, enquanto o verde passa pelo processo de forma leve e o preto já é o que sofre maior oxidação.

Chá de Cavalinha

Um estudo de 2014 descobriu que o extrato de cavalinha tinha efeitos parecidos com os remédios diuréticos, porém, com menos efeitos colaterais.

Por ser rica em glicosídeos flavônicos, ácido gálico, silício, potássio e saponinas, essa erva é poderosa diurética, pois ajuda na filtração da linfa e consequente eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Por isso, ela regula e adstringe o trato genito-urinário, sendo também utilizada para a incontinência urinária em crianças.

Chá de Cavalinha Diurético
Chá de Cavalinha Diurético

E a sua saúde agradecerá pela ingestão do chá de cavalinha, já que o silício dele é remineralizante e, portanto, coopera para a calcificação dos ossos e age nas fibras elásticas arterianas, o que diminui os riscos de ateromatose. Com isso, pessoas com colesterol alto ganham elasticidade e resistência nos vasos sanguíneos.

A cavalinha ainda é antiinflamatória e funciona bem em casos de inchaço e inflamação na próstata, além de acelerar a cicatrização da pele e melhorar a elasticidade de peles secas, atuando como ótimo hidratante.

Além disso, você ficará muito mais bonita, porque ele deixa a pele limpa, os cabelos brilhantes, as unhas fortes e ainda evita o aparecimento de estrias e varizes.

Chá Diurético Dente de Leão

Para alguns, o dente-de-leão é apenas uma erva daninha. Mas pesquisas recentes descobriram que um dos compostos da planta aumenta a atividade renal e aumenta a freqüência de urina.

Composto por terpeno, fitosterois, flavonóides e taraxinas, o chá de dente de leão é um ótimo diurético, fazendo os rins trabalharem em alta velocidade para eliminar todas as toxinas corporais. Portanto, também funciona para diminuir a pressão arterial.

Chá Diurético Dente de Leão
Chá Diurético Dente de Leão

Pessoas com problemas respiratórios podem se beneficiar com esse poderoso chá, pois ele impulsiona as glândulas das vias respiratórias para que eliminem o catarro. Por outro lado, as glândulas gástricas, pancreáticas, hepáticas, salivares e intestinais são estimuladas a fim de produzirem mais secreções, o que permite que o fígado e a vesícula funcionem espetacularmente.

Chá Diurético de Quebra Pedra

A quebra pedra, também conhecida como erva pombinha, saxífraga ou arrebenta pedra é uma erva muito utilizada na prevenção contra o cálculo renal, sendo, portanto, ótima diurética.

Chá Diurético de Quebra Pedra
Chá Diurético de Quebra Pedra

Ela possui triterpenóides, esteróide estradiol e flavônicos que, além de conterem efeito diurético, combatem bactérias, hepatoprotetor, anticancerígeno, colagogo, litolítico e antiespamódico.

Sendo assim, pode ser usado para o tratamento de cistites, hepatites do tipo B, nefrites, hidropsias e pielites.

Chá Diurético de Carqueja

Chá Diurético de Carqueja
Chá Diurético de Carqueja

Essa planta possui um gosto muito amargo que dificulta sua ingestão, mas que pode ajudar muito a eliminar líquido do corpo. A parte utilizada na infusão são as hastes da planta. De acordo com a tradição popular, seu poder diurético e laxante faz o organismo funcionar bem e ajuda a emagrecer rápido.

Chá Diurético de Hibiscus

Chá Diurético de Hibiscus
Chá Diurético de Hibiscus

Também é uma erva potente para emagrecer por seu efeito diurético, mas outras características do chá de hibisco podem favorecer a diminuição de peso. Alguns estudos sugerem que ele acelera o metabolismo e estimula a a queima de gordura corporal.

 

Chá Diurético de Casca de Maçã com Canela

Chá Diurético de Casca de Maçã com Canela
Chá Diurético de Casca de Maçã com Canela

Esse chá tem um gostinho bem melhor que os anteriores, ele contém compostos que auxiliam no desenvolvimento do corpo proporcionando uma melhor queima de gordura, o aroma é uma delícia.

Outras Opções de Chá Diurético

  • Abacateiro: diurética, cálculos renais, fígado, rins, bexiga.
  • Arueira: Diurética, ciática. Uso externo: Contusões, icterícia.
  • Assa Peixe: Expectorante, tosse, resfriados, diurético, cicatrizante.
  • Cana do Brejo: Diurético, anti-inflamatório, cistite, próstata.
  • Douradinha: Diurética, depurativo, afecções cutâneas, ácido úrico.
  • Japecanga: Depurativo, diurético, sífilis, reumatismo.
  • Kumell: Diurético, cólicas, estomacal.
  • Mate: Tônico cerebral, estimulante, digestivo, diurético.
  • Milomens: Afecções das vias urinárias, prostatite, diurético.
  • Panacéia: Depurativo, afecções de pele, sífilis, diurético.
  • Pata de Vaca: Diabetes, depurativa, diurética.
  • Unha de Vaca: Diurética, diabetes, depurativa.
  • Como Ingerir o Chá Diurético

Para fazer esses chás, ferva água e coloque as ervas, deixando-as tampadas por 10 minutos. Depois, basta beber o chá, de preferência, sem açúcar. Se preferir, beba-os gelados ou misturados a frutas.

Cuidado com a dosagem, alguns chás, como o chá verde, podem provocar aumento da pressão arterial se consumidos em excesso.

O uso abusivo de diuréticos provoca uma perda muito grande de sais minerais importantes à nossa saúde.  Por este motivo, você deve ter muita moderação ao ingerir os chás e jamais deixe de beber água potável também, pois ainda que você tenha retenção, beber água é fundamental.

Busque em tudo o equilíbrio e a moderação para o bem da sua saúde! Além desses chás diuréticos naturais, cortar o sódio e se exercitar mais também podem ajudar a reduzir o acúmulo de líquidos. Comer mais frutas e vegetais que atuam como diuréticos, como melancia, uvas, bagas, aipo, aspargos, cebolas, alho e pimentões, pode ser outra solução benéfica.

Quer uma receita de chá diurético? Espia só esta receita maravilhosa de chá diurético:

Beijos e bom chá time!