Como Organizar a Casa | Especialista dá 5 dicas Práticas para Começar Agora

Com estas dicas de como organizar a sua casa sua vida vai certamente ficar muito mais fácil!


Antes das dicas de como organizar a casa, vamos entender o conceito e as etapas da organização, assim poderemos fazer de maneira efetiva e funcional. Combinado?

como organizar a casa

Você sabia que arrumação e organização são diferentes? Quando arrumamos estamos tirando os itens do campo visual e colocando-os em algum lugar, mas nem sempre os locais são os mais corretos. Entra em campo, a organização, que  é colocar em ordem em locais funcionais.

Sabe quando você entra na casa de uma pessoa e não tem bagunça? Tá arrumado, mas se você pergunta onde estão as chaves do carro, ela não sabe responder. Organização é ter definido um local para cada coisa. Ao escolher, fica muito mais fácil retorná-lo após o uso, evitando assim a desordem, ou como popularmente chamamos, bagunça.



organizar-a-casa

Na organização temos algumas etapas que nos ajudam a definir o local ideal, são elas: planejamento, descarte, limpeza, categorização, identificação, revisão e manutenção.

Tudo nessa vida requer planejamento inclusive organização, vivemos em uma vida agitada e não podemos perder tempo, sendo assim defina dias e horários para a organização. O consumismo é um mal, que muitas pessoas sofrem, sendo assim, faça periodicamente o descarte e mantenha apenas aquilo que usa e que te faz bem. A limpeza é a prima da organização, não adianta ter um local organizado e sujo. Eu garanto que quando temos um ambiente organizado, a limpeza fica muito mais rápida.

Categorização e identificação são as etapas seguintes. É super comum encontrar objetos semelhantes em várias partes da casa, desse jeito é complicado perceber o volume de itens e saber onde encontrá-los. Quando dividimos em categorias temos a noção do volume de peças e entendemos a real necessidade ou não delas. Identificar, funciona para ajudar a manter a organização, colocamos etiquetas ou identificadores para sabermos que aquele local foi definido para guardar o objeto.

E por fim a revisão e manutenção, pois algumas vezes definirmos locais e percebemos que não ficou funcional como queríamos, então podemos mudar. A manutenção é importante que o caos da bagunça não retorne e a organização permaneça.

Vamos a algumas dicas simples que te ajudarão nesta organização:

 

1º) Reserve 10 minutos, todos os dias, para dar uma geral rápida na casa, levando tudo que estiver espalhado para o seu local certo.

2º) Crie o hábito de ao sair de um local da casa, levar os itens que não são daquele cômodo. Exemplo: estava na sala lanchando e resolvi ir beber uma água, aproveite e leve tudo para a cozinha.

3º) Tenha uma caixa de entrada em casa, ou seja, uma cesta, uma gaveta, uma pasta, etc. Coloque cartas, recibos, folhetos, revistas que chegaram nesse local. Depois faça a triagem: jogando o que deve ser jogado no lixo, arquivando o que deve ser arquivado e delegando o que deve ser delegado.

4º) Tenha um porta-chaves, casacos e uma sapateira na entrada da casa, assim ao chegar você pendura as chaves e os casacos, tira os sapatos e eles já estarão nos locais certos.

5º) Uma outra dica valiosa e faça uma lista de compras e um menu semanal, assim você não perde tempo e não compra coisas que não deveria.

Então essas são algumas dicas e espero que tenham gostado. E você sabe quando começar a se organizar? Organização é um processo e requer planejamento, sendo assim ao se dar conta que precisa é o momento de começar e estarei por aqui para te ajudar. Cuide do seu lar!

 

Sobre Kalinka Carvalho

kalinka carvalho

Kalinka Carvalho é Consultora, Palestrante e Blogueira de Organização Pessoal, Residencial e Eventos. www.kalinkacarvalho.com.br

 

 

 

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + 3 =