37 Dicas de Como Lavar o Cabelo da Forma Certa



como lavar os cabelos

Cabelos limpos é uma das sensações mais gostosas que a mulher experimenta em seu ritual de beleza. É claro que a melhor sensação do mundo é quando a gente lava, seca e modela o cabelo no salão de beleza. Mas vamos combinar que ainda mais em época de crise, não está fácil pra ninguém e não tem como ir ao salão só para lavar os cabelos.

E no mais, a maioria das mulheres não tem esta prática de estar com frequência nos salões de beleza, não é mesmo? Se você vai ao salão uma vez por semana, saiba que você é uma felizarda!

Por isso, selecionamos algumas dicas de como lavar o cabelo em casa. Assim, você pode conseguir o efeito salão, mas sem sair de casa!

Hidratação Pré Lavagem

Se o seu cabelo é seco ou muito prejudicado por causa de colorações ou alisamentos, temos uma super dica para você. Uns 20 minutos antes da lavagem, aplique uma máscara de hidratação nas pontas dos cabelos, deixando eles bem “sebosos” cheios de creme. Depois de 20 minutos é hora de ir pro banho!

Temperatura da Água Ideal: Água Morna

A temperatura da água é bem importante na hora de lavar os cabelos. Isso porque ela não deve ser nem muito quente e nem muito fria. A água morna ajuda a limpar a oleosidade dos fios, coisa que a agua gelada não faz. Já a água escaldante, pode queimar e machucar a raiz dos cabelos e a longo prazo proporcionar até quedas de cabelo. Além disso a água quente de mais, ativa as glândulas sebáceas e aumenta a oleosidade natural.

Shampoo

O Shampoo é fundamental pois ele tem uma função detergente. Ou seja, ele abre a cutícula dos fios para que todo o excesso de oleosidade possa ser extraído. Mas mesmo que todos eles tenham esta mesma função chave, alguns shampoos tem outras funções mais específicas para cada tipo de cabelo.

Por isso mesmo, a escolha do Shampoo é livre, você deve escolher de acordo com o seu gosto para perfumes e também de acordo com a necessidade dos seus fios. Por isso, seu shampoo vai variar, quando seu cabelo precisar de mais hidratação é melhor buscar um shampoo com função de reconstrução. Já, se você tem cabelos oleosos, a melhor opção é um shampoo com função detox, ou seja, de limpeza profunda. Uma boa dica é ter sempre mais de um tipo de shampoo em casa, e ir intercalando as utilizações para o seu cabelo não “viciar” no produto e parar de oferecer o resultado esperado.

Como aplicar o Shampoo:

A dica é colocar a quantidade de shampoo habitual utilizada em um potinho limp. Pode ser qualquer potinho, que tenha mais ou menos o tamanho de um pote de margarina ou queijo cottage. Aí você coloca água no potinho, na quantidade de 2X o que você colocou de shampoo. Depois disso, dissolva o shampoo na água, pode ser com uma daquelas escovinhas de pintar os cabelos. Agora molhe os seus cabelos e retire a máscara de hidratação, caso você tenha feito o processo pré lavagem.



Depois é só ir derramando a misturinha nos cabelos, da raiz para as pontas, dando mais importância para a raiz nesta etapa. Pois faça uma massagem com a ponta dos dedos por cerca de 2 minutos e enxague. Dica: Não utilize as unhas neste processo. Se o seu cabelo é muito oleoso, ou se faz muitos dias que não lava, você repetir o processo do shampoo.

Condicionador

Vamos usar o potinho novamente aqui. A quantidade de condicionador é um montinho do tamanho de uma moeda de 1 real. Desta vez, coloque bem menos agua no potinho e dilua o produto.

Como aplicar o condicionador:

Antes de aplicar o condicionador, tente remover o máximo de agua possível, dando umas apertadinhas com as mãos para tentar dar uma enxugada básica nos fios.

Divida o seu cabelo em dois, e passe somente na extensão dos fios, da orelha para baixo. Este enxague pode ser com a temperatura da água mais fria, pois o choque térmico ajuda a selar o cabelo. Depois de usar o produto, enxágue bem e não deixe nenhum resíduo, caso contrário eles podem ficar pesados e com uma aparência de cabelos sujos.

Depois de passar o condicionador, você pode usar os dedos ou um pente de dentes largos para “pentear” delicadamente os fios. Isso vai ajudar a alinhar os mesmos, para que na hora de pentear os fios estejam menos embaraçados e não seja necessária aplicar tanta força nesta etapa.

Dicas para Secar o Cabelo:

  • Nunca durma com o cabelo molhado, isso aumenta a oleosidade e provoca amolecimento da raiz com aumento da queda de cabelo
  • Na hora de secar com a toalha, não esfregue e não friccione os fios. Faça movimentos suaves com a toalha, como que puxa mechas com delicadeza,  no sentido raiz às pontas.
  • Antes de secar, se o seu cabelo é delicado, aplique o equivalente a um grão de ervilha de um protetor térmico a sua escolha.
  • O jato de ar quente pode queimar o couro cabeludo, por isso utilize uma temperatura morna e com uma distância de 30 centímetros dos fios.

Separamos um vídeo do Spa Dios, que mostra o passo a passo de como lavar o cabelo bem certinho:

O que não fazer ao lavar os cabelos:

  1. Não utilize shampoo anti resíduos todos os dias em hipótese alguma. Se você usa muitos produtos tipo pomada, gel, sérum e máscaras, utilize o anti resíduo no máximo uma vez por semana. Se o seu cabelo tem tintura, utilize apenas quinzenalmente, pois ele também remove pigmentos de cor, destonando a sua coloração.
  2. Lavar o cabelo todos os dias é mais indicado para quem tem cabelos muito oleosos. Os demais, podem lavar dia sim, dia não sem problemas.
  3. Não use shampoo dois em um. Como falamos acima, o shampoo deve ser aplicado mais na raiz, já o condicionador, mais nas pontas. Com o shampoo 2 em 1 isso pode ficar confuso e o efeito limpeza e hidratação perder intensidade.
  4. Nunca deixe os produtos no cabelo por mais tempo do que o recomendado nas embalagens.
  5. Dê preferência para produtos industrializados, mesmo que sejam os orgânicos. Com tantas opções maravilhosas no mercado, não tem porque ficar sofrendo tentando fazer fórmulas caseiras de hidratação e crescimento.

Esperamos que tenham gostado das dicas!

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D