Goji Berry +Saiba porque esta frutinha se tornou a queridinha do momento!





Apesar de ter se tornado a queridinha das dietas há pouco tempo, a Goji Berry é conhecida há séculos pela medicina chinesa.

Saiba tudo sobre a Goji Berry

 

Descoberta na China, a Goji Berry é a fruta da planta Lycium barbarum. Entre os benefícios mais conhecidos da fruta estão o estimulo do sistema imunológico e o alto poder antioxidante. Os efeitos mostraram eficiência sobre a imunidade, prevenção de doenças crônicas, melhoria no sono, energia e bem-estar.

Encontrada desidratada e em pó, a Goji Berry é um alimento com enorme poder antioxidante e fonte de fibras, proteínas, 18 aminoácidos – entre eles 11 essenciais, ou seja, que o corpo não produz; ácidos graxos insaturados, incluindo ácidos linoleico e alfa-linoleico, fitoquímicos como zeaxantina, licopeno e luteína, vitaminas e minerais. “Tudo isso melhora a digestão e auxilia na manutenção e ganho de massa muscular. Isso é importante pois o equilíbrio do organismo é fundamental para a perda de peso”, explica a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria.

“O tecido adiposo é um tecido inflamado e, para reduzi-lo, é necessário combater a inflamação”, aponta Gabriela. As fibras são excelentes aliadas no emagrecimento pois proporcionam saciedade, auxiliando no controle do consumo excessivo de alimentos, e controlam os níveis de glicose, evitando hiperglicemia e consequente formação de gordura. “Essa é a forma que nosso corpo tem de “guardar” o excesso de energia no sangue, nesse caso, açúcar”, explica a nutricionista.

Na maioria das vezes o ganho de peso está associado ao aumento da ingestão de alimentos. Esta impulsão pode ter relação com transtornos de humor, como a ansiedade e a depressão. “A Goji Berry também pode ser aliada na melhoria do bem estar”, avalia Gabriella. Por ter em sua composição o triptofano, conhecido como a substância do bom humor, por ser precursor da serotonina que afasta a depressão, controla o sono e o apetite.

Como consumir a Goji Berry?

As dicas da nutricionista são para diversos momentos do dia. “A versatilidade permite que o ingrediente faça parte da granola, no mix de fibras, da vitamina; da salada; com pão integral; na gelatina ou no iogurte”, indica.

Também é possível fazer o chá com a planta:

– Adicione um punhado de Goji Berry em uma xícara grande com água quente e deixe hidratar por 5 a 10 minutos.

Saiba Mais sobre Gabriella Alves

Imagem: Gabriella Alves (Divulgação)

Mestranda em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Brasilia (UCB), Gabriella Alves se dedica à profissão com afinco, sempre se atualizando. Participa de diversos congressos internacionais e nacionais, bem como workshops. “Enxerguei na nutrição uma oportunidade de fazer tudo que eu amava: lidar com alimentos e com pessoas; cozinhar e cuidar da saúde do próximo, e transmitir o prazer de se alimentar de forma saudável”, afirma a nutricionista.  Gabriella sempre participou de cursos e palestras de atualização, esteve em workshops ministrados por grandes nomes do mundo fitness, da gastronomia e da nutrição, como Bella Falconi, Luciano Bruno, Alessandra Luglio, Thais Massafera e Andreia Naves. Em 2015, foi convidada a participar da equipe da Corpometria e, recentemente, passou a integrar a equipe de nutrição do Centro de Medicina Fetal (CEMEFE).