Loading Posts...

Maquiagem Vencida > Especialista explica os perigos da maquiagem fora da validade

Não é nada raro encontrar mulheres que tenham maquiagens vencidas dentro de suas bolsas, gavetas e armários. A verdade é estudos apontam que 9 em cada 10 mulheres usam maquiagem vencida. Algumas não se dão conta que a maquiagem venceu, outras acham que não há problema e usam mesmo sabendo que já passou do prazo.
Isso acontece muito por que, para começar, a gente quer cada vez ter mais e mais maquiagens. São muitos lançamentos e a gente fica maluca com cada novidade. Aí a gente tem mais opções de produtos, usa menos cada um deles e, as vezes, o tempo passa e a gente não terminou de usar o produto, mas a data de validade já chegou. O pior, é que, maquiagens vencidas podem ser muito prejudiciais a saúde e na maioria das vezes, a gente nem se lembra de conferir se a make está ou não na validade!
Pensando nisso, temos algumas dicas para que você possa guardar suas makes direitinho e se organizar melhor para não ficar usando nada fora da validade, pois pode fazer muito mal.

Os perigos da Maquiagem Vencida


 
Usar um cosmético cuja validade expirou pode ser perigoso. “No caso da maquiagem, a ameaça é ainda pior, porque a quantidade de corante potencialmente alergênica é maior.
Esses cosméticos muitas vezes entram em contato com os lábios, uma área conhecida como epitélio de transição, sendo muito mais fina e delicada e por isso mais sujeita a agressões, irritação e infecção por fungos”, explica Rodrigo Kury, farmacêutico e diretor técnico da Ecenne.
Rímel e cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. “A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos, mas os olhos e as mucosas são mais desprotegidos”. O uso de maquiagens vencidas na região dos olhos pode causar conjuntivite bacteriana.
Outra ameaça é a do uso do lápis de olho vencido, segundo o especialista. “Ele pode causar uma hipersensibilidade local que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento; e além disso, o lápis pode provocar um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação como o terçol”, explica.
“Posteriormente, as bactérias da nossa própria pele podem contaminar a área e fazer o terçol propriamente dito, com um nódulo que inicialmente é inflamatório, mas pode vir a ser infeccioso”, completa.
Os perigos — “Quimicamente falando, as maquiagens vencidas podem, além de oxidar (começa a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar, alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não se misturarem mais, formando uma placa sólida; o pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação; ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário.
E tudo pode acontecer ao mesmo tempo”, alerta. Os processos alérgicos, acne, dermatites e até infecções graves podem acontecer quando se usa um cosmético vencido.
Nem sempre esse processo de contaminação é visível, pois quando é recente não altera cor nem odor do produto. “Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa. Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses”, explica.

Como armazenar sua maquiagem

Aqui estão algumas questões de armazenamento também são importantes para que o cosmético tenha eficácia durante o período de validade. O farmacêutico lista algumas:

  • Não armazene sua maquiagem no banheiro: “Este é o pior lugar por causa da umidade. Maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se”.
  • Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.
  • Use sempre sua maquiagem, para quando chegar o dia de jogá-la fora você saber que aproveitou bem. Hoje em dia, as maquiagens de boa qualidade protegem e tratam a pele como se fossem bons cremes.
  • Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida. “E não compre em excesso. Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.”
  • Lave seus pincéis de quinze em quinze dias e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes são eles que contaminam a maquiagem.
  • A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou necessaire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.

Prazo de Validade das Maquiagens em Geral

Anote as médias das datas de validade e guarde no fundo da sua gaveta ou na tampa da sua caixa de maquiagens:
* Rímel: 3-6 meses
* Base: 6 meses
* Corretivo: 8 meses
* Pó de rosto: 12 meses
* Sombras: 12 meses
* Gloss e batom: 12 meses
* Blush em creme: 12 meses
* Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
* Blush em pó: 24 meses
* Pó bronzeador: 24 meses
* Creme de olhos: 3 meses
* Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses
* Tônicos de rosto: 12 meses
* Filtro solar: 12 meses
* Cosméticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais
Fonte: A ECENNE desenvolve cosméticos faciais ricos em princípios ativos naturais combinados com tecnologia avançada e nanotecnologia. Utiliza em sua linha elementos purificados e em concentrações que garantem desempenho em tratamentos dermatológicos. Cada fórmula é pensada e desenvolvida para oferecer a máxima eficácia, respeitando as peles sensíveis. Todas as formulações passam por testes clínicos e avaliações garantindo produtos eficazes e seguros para todos os tipos de pele. A ECENNE é como toda essência: verdadeira. www.ecenne.com.br
 

Leave a Comment