Qual a melhor Adega Climatizada do Mercado? Como escolher? A gente te conta!




Se você é um amante de vinhos e espumantes e pretende deixar esta paixão ainda mais declarada, tendo a sua própria Adega de Vinhos Climatizada, você vai amar este post.

Afinal de contas, comprar uma Adega Climatizada é um daqueles momentos de vida que nos deixam felizes e animados, porém, se você não tiver todas as informações necessárias, pode ser que este momento tão feliz se torne um momento de arrependimento.

Para não cair em uma furada ou comprar um modelo equivocado de Adega Climatizada, fizemos um super post com diversas dicas de especialistas sobre Adegas Climatizadas.

Além disso, trouxemos alguns modelos de Adegas de Vinho que estão disponíveis no mercado e que você provavelmente vai gosta de conhecer. Fique conosco até o final do post onde daremos ainda algumas dicas de lojas para comprar Adega Climatizada com preços e descontos especiais.

O que é  uma Adega Climatizada?

Adega Climatizada
Adega Climatizada

Adegas climatizadas são uma espécie de mini geladeira, específicas para a guarda de vinhos e espumantes. Elas proporcionam à bebida um ambiente ideal para que a mesma dure mais tempo e mantenha e sabor e o aroma dos vinhos em perfeito estado.

Por que não guardar o vinho na geladeira?

A geladeira não é um bom local para a guarda dos vinhos por diversos motivos. Com o abre e fecha da porta, as variações climáticas dentro da geladeira são maiores. Os aromas de alimentos, influenciam no aroma do vinho. O vinho precisa ficar o mais quieto possível, sem muita trepidação, que é o que ocorre sem você perceber, a cada vez que coloca algo pesado na geladeira. Além disso, é recomendado ao vinho fechado ficar deitado e nem todas as geladeiras tem este espaço.

Se você tem uma geladeira que tem uma adega dentro, pode usar nela os vinhos mais jovens, que não variam tanto quando os vinhos de guarda. Além disso, a Adega de Vinho da Geladeira é uma boa opção para quem quer gelar o vinho branco antes do serviço.

Por que ter uma Adega Climatizada?

O vinho é uma das bebidas preparadas mais consumidas no mundo depois do chá. Um pouco devido aos colonizadores italianos e portugueses, também por questões climáticas e de terrenos propícios, o Brasil se tornou um dos grandes produtores e consumidores de vinho no mundo. Além disso, os conhecimentos sobre consumo de vinho estão cada vez mais disseminados e a cada dia novos enófilos surgem no mercado.

Antes de falarmos sobre qual a melhor Adega climatizada para você, é importante refletir a necessidade de ter uma adega climatizada. Alguns tipos de vinho, os chamados vinhos de guarda, necessitam de diversas circunstâncias do ambiente para manterem o seu sabor e agora. Para esses, a necessidade de uma adega é vital. Outros vinhos, no entanto, os chamados vinhos jovens, criados para serem consumidos em até 5 anos após a safra, são menos instáveis, mas também dever ser acomodados em ambiente adequado.

A Adega de vinhos, serve, portanto, para preservar a qualidade da bebida, guardando ela de forma organizada, com os índices de luz, temperatura e umidade ajustáveis para a necessidade de cada tipo de vinho.

Este é um ótimo vinho para entender o por que de uma adega climatizada:

 

Vantagens de ter uma Adega Climatizada

Se você toma vinho no mínimo uma vez por semana, e recebe amigos que também tem esta prática, certamente uma adega climatizada é um ótimo investimento. Confira algumas vantagens:

  • O vinho do dia a dia vai estar sempre em uma temperatura adequada para consumo;
  • Vinho organizado;
  • Vinho preservado contra as avarias das variações climáticas;
  • Adegas deixam o seu ambiente refinado com uma decoração ainda mais elegante.

Capacidade da Adega (número de garrafas)

Em geral, Adegas Climatizadas pequenas (residenciais) vão de 8 a 40 vinhos e são pensadas para pessoas que tem um certo hábito no consumo da bebida (enófilos).

Para os apreciadores que viajam e compram vinhos em grande quantidade, gosta de beber todos os dias, gostam de receber pessoas, ou guardar rótulos para apreciar a longo prazo, o ideal é ter uma adega maior para mais de 40 garrafas.

Porém se você está começando neste mundo do vinho, recomenda-se uma adega de no mínimo 18 garrafas. Isso porque, a variação dos preços entre estes tamanhos é pequena. Ou seja, não vale a pena comprar uma adega de 8 ou 12, pois a diferença para uma de 18 garrafas é pequena e a longo prazo você vai se beneficiar mais delas.

Dica: Quando menor a adega, maior a trepidação. Ou seja, quando menor, pior para o vinho.

Em geral as adegas tem estas variações de comporta de garrafas:

Tipos de Adega

Existem dois tipos de adega, as que funcionam por aspiração ou termoelétricas, e as com compressor.

Adegas Termoelétricas: Resfria até 15 graus a menos do que a temperatura exterior.

Adegas com Compressor: Suporta climas mais quentes, mas é mais cara, faz mais barulho e trepida mais.

O que uma Adega deve ter:

  • Porta escura ou de madeira, para evitar a luminosidade;
  • Se possível chave, para evitar intrusos.
  • Recomenda-se que a adega tenha proteção UV (contra raios solares) principalmente se for pensada para ambientes mais solares como sacadas e varandas.

Regulagem de Temperatura da Adega Climatizada

Gradue a sua adega de 12 a 16 graus, dependendo do clima da região. Revise a temperatura de sua adega a cada grande mudança de temperatura. Já a umidade do ar, na adega, deve estar regulada para em torno de 65%, afinal, as rolhas não podem ressecar para que não entre ar dentro do seu vinho.

Aqui está uma lista das temperaturas para servir (que não é a mesma coisa da temperatura de conservar):

  • Espumante 6 graus (não conservar na Adega, o ideal é deixar ele sempre na vertical)
  • Branco 9 a 10 graus
  • Rosê 12 a 13 graus
  • Jovem 14 a 15 graus
  • Antigos 17 a 18 graus

Algumas adegas vem com a opção de até duas temparaturas, como o modelo Adega Dual Zone Brastemp Gourmand, por exemplo:

Posso guardar vinhos diferentes na mesma adega?

Você pode sim manter vinho branco, tinto, espumante todos ao mesmo tempo na adega, com temperatura de 12 a 16 graus, dependendo da região e da estação do ano. A diferença vem na hora de servir o vinho.

Os espumantes devem ser servidos com no mínimo 6 graus, ou seja, bem gelados. Podem ser levados ao refrigerador antes do serviço para que sejam resfriados na temperatura ideal. O vinho branco deve ser servido entre 9 e 11 graus, por isso, deve ser servido em caçamba de gelo, para que eu sair da adega a temperatura dele caia ainda mais. Já os tintos não precisam de gelo, podem ser servidos logo que tirados da adega.

Dica: As garrafas precisam sempre ficar deitadas, para que a rolha funcione bem.

A adega faz o vinho durar mais?

Os vinhos de reserva podem ter o seu sabor e aroma preservados em uma adega, e podem durar 10, 15 anos. Já os vinhos jovens, devem ser consumidos até 5 anos depois da safra. Ou seja, estes tem validade de sabor e a adega não fará com que essa validade de estenda. Os vinhos jovens são feitos para serem consumidos em alguns anos depois da fabricação, ou seja, não são o tipo de vinho que quando mais velho, melhor.

Depois de aberto, o vinho pode voltar para a adega?

Na Adega, as gavetas são sempre da horizontal. Se você não fechar o vinho direito (o que é muito comum) você vai derramar vinho em sua adega, podendo prejudicar ou até mesmo queimar o equipamento. O ideal é que depois de aberto o vinho vá para a geladeira e seja consumido em até 7 dias.

Onde instalar a sua Adega?

Não existe um ambiente exato para colocar a sua adega. Em geral, ela fica na sala para que não sofra com interferência de odores como o de temperos, da cozinha, e o de perfumes, do quarto. Porém ela pode esta onde você escolher, até mesmo na varanda.

Para todos estes ambientes, no entanto, existem algumas recomendações básicas que a gente deixa aqui neste post para vocês: Onde colocar a Adega Climatizada em sua Casa ✻ Dicas Especiais

Qual a melhor Adega Climatizada do Mercado?

As adegas de marca nacional estão muito evoluídas, por isso, são uma ótima opção. Tendo em vista que você terá uma assistência técnica nacional garantida e um preço acessível tanto para compra quanto para com a manutenção, certamente as adegas climatizadas nacionais são as melhores opções.

Aqui estão algumas marcas de adegas nacionais recomendadas:

Melhor Adega 8 Garrafas

Fizemos uma comparação entre as principais Adegas de 8 Garrafas do mercado, sendo estas as mais procuradas:

Qual a melhor Adega 8 Garrafas do Mercado? Como escolher? A gente te conta!

Onde Comprar Adega Climatizada?

Aqui estão algumas das melhores lojas para comprar Adega de Vinhos Climatizadas. Nelas você certamente vai encontrar os melhores preços e diverso modelos e promoções de Adega de Vinhos. Estou certa de que vai até ficar na dúvida de qual comprar!

  1. Casas Bahia
  2. Walmart
  3. Extra
  4. Americanas
  5. Carrefour
  6. Submarino
  7. FastShop
  8. Ricardo Eletro

Bom meninas, espero que tenham gostado da nossa seleção de Adegas 8 Garrafas. Beijos a um ótimo vinho!

Smiley face