29 utilidades para o Óleo de Coco dentro e fora da Cozinha


Óleo de Coco 

Não é atoa que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso armário, seja no de cozinha, seja no de banheiro ou até mesmo no quarto. O óleo de coco pode ser considerado simplesmente o alimento mais versátil no planeta, porque ele serve para muita coisa!
Ele não é somente o óleo de cozinha favorito dos maiores chefs do mundo, mas tem uma diversidade que utilidades que jamais poderíamos imaginar.  É isso que mostra o Dr. Josh Axe, em seu artigo traduzido.
Segundo o Dr., o coqueiro é considerada a “árvore da vida” em grande parte do sudeste da Ásia, Índia, Filipinas e outros locais tropicais. E hoje, existem mais de 1.500 estudos que comprovam os benefícios de saúde do óleo de coco .
Alguns dos principais benefícios deste óleo incluem:
  • Equilibra os hormônios
  • Mata a Candida
  • Melhora a digestão
  • Hidrata a pele
  • Reduz a celulite
  • Diminui rugas e manchas da idade
  • Equilibra o açúcar no sangue e melhorar a energia
  • Melhora a doença de Alzheimer
  • Aumenta o HDL e diminuir o colesterol LDL
  • Queima gorduras

Se você está pronta para levar a sua saúde para um próximo nível, então confira as utilidades do óleo de coco e faça o ótimo uso dele!


Usos criativos óleo de coco

oleo-de-coco

Esses usos óleo de coco são divididos em 4 categorias: uso alimentar, Body and Skin Care, domésticos e medicina natural.

Óleo de Coco na Culinária

O óleo de coco é um produto de alto valor nutricional, indicado para o preparo de receitas diversas, doces e salgadas. Confira:

Cozinhar , Refogar, Fritar  – O óleo de coco é excelente para cozinhar em fogo alto por causa de seu alto ponto de fumaça. Muitos outros óleos como o óleo de oliva pode oxidar quando aquecido, mas porque o óleo de coco é composto de gorduras saturadas saudáveis que permanece estável sob temperaturas elevadas ele é super recomendado para fritar qualquer coisa!



Substituindo a Margarina  – para o café da manhã, tente espalhar o óleo de coco em seu pão, em vez de manteiga ou margarina tradicional. Algumas pessoas não abrem mão da margarina, mas, o óleo de coco pode ser uma boa opção para quem não se importa com a troca em prol da saúde!

2b. Substituindo marcarina por óleo de coco nas receitas

  1. Meça uma quantidade de óleo de coco entre 75% a 100% da quantidade de margarina de sua receita. Por exemplo, se a receita requer uma xícara de margarina, meça entre três quartos a uma xícara de óleo. A quantidade que você usar depende da intensidade do sabor que deseja dar ao prato final, e quão suculento quer que ele fique.
  2. Adicione óleo de coco à receita ao mesmo tempo e da mesma forma como faria se estivesse adicionando a margarina. Se a receita pedir margarina derretida, por exemplo, derreta o óleo de coco antes de adicioná-lo. Se a receita pedir margarina em seu estado sólido, use o óleo de coco sólido.
  3. Mantenha os ingredientes a uma temperatura apropriada enquanto prepara a receita. O óleo de coco se torna líquido a meros 24 °C, enquanto que a margarina precisa estar, pelo menos, 17 graus mais quente antes de começar a derreter. Isso significa que se você quiser manter o óleo de coco sólido na receita, precisa manter os ingredientes abaixo dos 24 °C ao invés de abaixo dos 41 °C para a margarina. Se estiver cozinhando em um dia ou em uma cozinha muito quente, pode precisar ligar o ar condicionado, ou resfriar o ambiente de alguma forma para compensar a diferença nos pontos de fusão.

Energético Natural  – Os triglicerídeos de cadeia média no óleo de coco, quando em parceria com sementes de chia , irá dar-lhe um impulso de energia quando você precisa de um captador meio da tarde, ou após um treino intenso. Sementes de chia são conhecidos por aumentar o desempenho e resistência, enquanto o óleo de coco ajuda na digestão e no metabolismo das sementes de chia. Misture 1 colher de sopa de óleo de coco  com ½ colher de sopa de sementes de chia, e coma ou passe em um pão ou torrada.

Fondue de Prestigio – Você adora mergulhar frutas no chocolate derretido? Bem se você derreter 1 colher de sopa de óleo de coco com 2 xícaras de chocolate amargo picado (de preferência de 70% de cacau) no fogo baixo em banho-maria, mexendo levemente, seu chocolate vai ganhar um sabor de prestigio. Para quem gosta do sabor coco com chocolate, vai amar esta dica. Sem contar que a mistura deixa o prato ainda mais saudável!

Sorvete de Frutas tipo Smoothies – Sabe aqueles sorvetes de frutas congeladas como banana e morango? Pois é, adicionando uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco ao seu sorvete você combate o colesterol e ainda deixa o seu smoothie mais cremoso.

Pipoca Saudável – Pipocas ficam uma delícia quando feitas no oleo de coco com sal. Faça o teste, você vai amarar, sem contar o aroma. Delicioso!

Fritar Ovos  – Fritar ovos com oleo de coco também é super recomendado!

Maionese com Óleo de Coco  – Por essa você não esperava, não é mesmo? Troque o oleo de cozinha pelo óleo de coco em sua receita de maionese caseita. Em um liquidificador, misture 4 gemas de ovo, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e ½ colher de chá seco mostarda. Com liquidificador ainda ligado, vá adcionando lentamente 1 xícara de óleo de coco (derretida) e ½ xícara de azeite para criar uma emulsão. Se você adicionar os óleos muito rápido, a maionese vai desandar. Se isso acontecer, nem tudo está perdido; adicione ½ colher de sopa de tahine, e misture até ficar homogêneo novamente!

Assado com Óleo de Coco – Sim, você pode assar com óleo de coco. Use a mesma quantidade  de óleo de coco, para a quantidade de manteiga ou óleo vegetal que é pedido para na receita. Para biscoitos, e outras preparações onde a gordura é fria, congele o óleo de coco antes de usar. Use óleo de coco também pode ser usado para untar as formas de pães e bolos.


Óleo de Coco na Beleza

Para começar, separamos um vídeo bem bacana da Blogueira Juliana Goes sobre diversas formas de utilizar o óleo de coco. Confira:

 

Natural Hidratante –  O óleo de coco funciona como um hidratante natural para pele do corpo e do rosto. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo, e por incrível que pareça não é gorduroso. À temperatura ambiente, o óleo de coco é sólido, mas que rapidamente se derrete com o calor das mãos e do corpo. COMO APLICAR: Antes de dormir, lavar o rosto, e seque. Aqueça uma ponta de colher de chá em suas mãos e esfregue em um movimento circular em seu rosto. Deixe descansar por 5 minutos, e depois limpe o que ainda estiver na superfície.

Anti Sinais, Redutor de rugas –  O oleo de coco é uma ótima opção para anti sinais natural e barato! Passe o óleo perto dos olhos durante a noite e durma com o óleo no rosto. Em pouco tempo você já vai reparar a diferença.

Removedor de Maquiagem –  Bastam algumas gotinhas de óleo de coco para rapidamente tirar toda a maquiagem de seu rosto. Com um algodão molhado no óleo de coco, limpe suavemente as pálpebras superiores e inferiores em um movimento circular. Depois, passe um pano quente para tirar os resíduos. Além de hidratar o oleo de coco não irrita os olhos.

Hidratante para Lábios – lábios secos podem acontecer durante toda a estação, ou por causa do sol ou por causa dos ventos frios. Protetores labiais comerciais são pouco saudáveis (e potencialmente tóxicos). As propriedades curativas do óleo de coco ajuda a nutrir os lábios, fornece um toque de proteção solar, e mais importante, é seguro para o consumo. Combine 2 colheres de sopa de óleo com 2 colheres de sopa de cera de abelha, e 1 colher de sopa de manteiga de karité em uma panela antiaderente. Aquecer lentamente até derreter. Use um pequeno funil para encher recipiente onde possa guardar o seu hidratante para os lábios.

Óleo de Massagem – O óleo de coco é um óleo de massagem relaxante maravilhoso. Adicione um par de gotas de óleo de lavanda e óleo de hortelã-pimenta para ajudar a curar dores musculares, e estimular o relaxamento consciente.

Restaura Rachaduras nos Calcanhares – Deixe o pé de molho no óleo de coco por meia hora, depois lixe e pronto. Suas rachaduras sumirão como um passe de mágica.

Condiciona o Cabelos – Passe um pouco de óleo depois do shampoo ainda no banho, ou apenas um pouco nas pontas, já fora do banho. O óleo de coco é extremamente hidratante. Tome cuidado se o seu cabelo for oleoso.

Preveni e Tratar Caspa – Passe o oleo na raiz dos cabelos, deixe agir por 2 minutos e depois enxague bem. Após, pode seguir com a lavagem normal dos cabelos. Isso pode ajudar a estimular o crescimento do cabelo, e irá combater a caspa.

Esfolia – Misture óleo com grãos de açúcar ou café moído para criar um creme esfoliante facial ou corporal caseiro. Use o esfoliante duas vezes por semana para uma pele com menos cravos e espinhas.

 

Óleo de Coco Usos Domésticos

oleo-de-coco

Aromatiza – Em vez de comprar velas caras que tem aromas artificiais e produtos químicos, use o aromatizador com óleo de coco através de um difusor.

oleo-de-coco

Hidratar móveis de couro – Um pouco de óleo de coco em um pano hidrata o couro e ainda o protege de fungos e bactérias.

Desemperra Zíper – Aplicar óleo em zíperes que estão emperrados podem ajudar a fazer eles voltarem a funcionar, principalmente se eles forem de materiais metálicos.

Lubrifica peças da Bicicleta – Geralmente as bicicletas precisam de óleo em suas correntes. Além de lubrificar, o óleo de coco ainda vai ajudar na questão anti ferrugem.

Lustra Móveis de Madeira: O óleo de coco ajuda a amenizar manchas em móveis de madeira. Para isso misture uma colher de chá de óleo de coco e suco de limão na mesma proporção e já está pronto para usar. Seus móveis de madeira vão brilhar como novos!

Lubrifica Dobradiças Barulhentas: Tem alguma coisa rangendo em sua casa? Coloque umas gotinhas de óleo para ajudar a lubrificar. O barulho vai parar na hora.

Remove Chiclete de Cabelo ou Mobiliário – Se você já teve chiclete preso no seu cabelo ou em algum móvel de casa, você sabe bem como pode ser difícil tirar ele. Aplicar óleo de coco vai ajudar muito! Experimente da próxima vez!

Engraxa – Em vez de comprar um kit de reparação de couro ou levar os sapatos usados para o sapateiro, tente passar um pouco de óleo de coco em suas botas de couro ou sapatos. O óleo de coco dará brilho, vai ajudar a disfarçar manchas e vai trazer de volta aquele aspecto de novo aos seus sapatos.

Evita Ferrugem – Passe um pouco de óleo em seus objetos de prata ou ferro, móveis de metal que ficam no jardim, panelas, ou qualquer outra coisa que é de metal e for propenso a ferrugem. O óleo de coco ajuda a combater a oxidação quando você espalha uma fina camada de óleo puro sobre o metal e deixe descansar por 1-2 horas. Você pode tirar o óleo depois e vai notar uma diferença imediatamente.

Matéria Prima para Sabonete Caseiro – Use o óleo para fazer sabonete caseiro, e aproveite a flexibilidade para adicionar a fragrância que você desejar. Uma receita bacana para sabonete com óleo de coco você pode encontrar aqui CURA PELA NATUREZA

oleo-de-coco
Imagem: Cura Pela Natureza

 

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − doze =