Qual o melhor creme para estrias? A gente te conta!





Olá meninas! Neste artigo vamos falar sobre qual é o melhor creme para estrias e entender um pouco melhor essas marquinhas do corpo. Mesmo sendo muito incômodas para algumas pessoas, as estrias são muito mais comuns do que você imagina.

Geralmente, quando as pessoas buscam cremes para estrias é porque já estão com elas no corpo. Para este caso, vamos falar sobre os cremes de tratamento para estrias. Mas se você ainda não tem estrias e busca apenas um creme de prevenção, vamos ter também umas indicações para te recomendar.

A boa notícia é que com os avanços da tecnologia farmacêutica, você não precisa mais gastar horas preparando poções mágicas e cremes da vovó para lutar contra elas sem muito ou nenhum resultado.

Atualmente, existem diversos cremes para estrias no mercado que ajudam a diminuir a aparência das estrias e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Vamos buscar reunir o máximo de informações possíveis para te ajudar a escolher qual o melhor creme para o seu caso.

Para facilitar a busca de conteúdo, separamos os assuntos em diversas categorias que podem te ajudar ir direto ao ponto:

  • O que é Estria?
  • Qual a diferença entre estrias brancas e vermelhas?
  • Estrias tem cura?
  • Quais as causas da estria?
  • Onde é normal ter estrias?
  • Como Evitar as Estrias?
  • Cremes para Evitar as Estrias
  • Quais os Melhores Cremes para Estrias?
  • Creme para Estrias Cicatrissim
  • Outros Creme para Estrias

Para começar, vamos entender um pouco melhor o que é estria, porque elas aparecer e quais as variações existentes das estrias.

O que é Estria?

Para saber como tratar as estrias da melhor forma possível, nada mais importante do que conhecer suas causas e origens. Confira uma explicação resumida e bem simples do que é estria:

Nossa pele é sustentada por fibras de colágeno e elastina (como mostra a imagem abaixo). Quando nosso corpo começa a aumentar (por gravidez, implante de silicone, ganho de peso ou ganho muscular) o tecido da pele é obrigado a expandir rapidamente. Em alguns casos, este esticamento pode causar uma ruptura nestas fibras de colágeno e elastina e é aí que tudo começa.

Quando este rompimento das fibras acontece, pequenos vasos sanguíneos acabam rompendo junto com esta fibra e é neste momento que aparecem as chamadas “estrias vermelhas” ou “estrias roxas” na pele.

Depois de rompidas, nosso corpo trabalha para que estas rupturas sejam cicatrizadas e é aí que aparecem as estrias brancas.

As estrias são cicatrizes que se formam posteriormente a uma destruição / ruptura / estiramento ou distensão das fibras de colágeno e elastina presentes na pele.

Quando cicatrizadas, as estrias ficam brancas, exatamente como uma cicatriz, e é por isso que são chamadas de estrias brancas. Para entender com clareza, confira a explicação sobre os tipos diferentes de estrias logo abaixo.

Qual a diferença entre estrias brancas e vermelhas?

 

Estrias Vermelhas / Roxas: São as chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, as estrias apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas (variando de coloração de pessoa para pessoa). Isso corre porque junto ao estiramento das fibras, alguns vasos sanguíneos estiram também, ocasionando uma coloração diferenciada no local. As estrias vermelhas / roxas vão gradativamente assumindo a coloração branca com o passar do tempo. Quer saber mais sobre Estrias Vermelhas? Confira este post especial sobre o assunto: Estrias Vermelhas; Saiba Tudo sobre como Prevenir e Eliminar as estrias!

Estrias Brancas: São as estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.

Quer saber mais sobre Estrias Brancas? Confira este post especial sobre o assunto: Estrias Brancas; Quais as Causas? Sai com o Tempo? Tratamento caseiro?

Atróficas: Apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele. São lisas na altura da pele mesmo.

Hipertróficas: Fazem relevo com relação à superfície da pele.

Agora que você já entendeu os tipos diferentes de estrias, confira mais informações sobre tratá-las.

Estrias tem cura?

Conforme falamos anteriormente, as estrias são como qualquer outro tipo de cicatriz, por isso elas não tem cura, pois não são uma doença, são “apenas” uma cicatriz. Elas também não fazem nenhum mal para a saúde e nem causam maiores complicações. Ou seja, a estria é um problema muito mais relacionado à questões estéticas do que de saúde em si.

É interessante notar, que como qualquer outra cicatriz, com o passar do tempo e em alguns casos, pode acontecer da estria diminuir de tamanho naturalmente. Essa diminuição varia de organismo para organismo, crescimento ou alterações físicas da região onde ela apareceu.

Algumas pessoas preferem acelerar ou estimular este encolhimento das estrias através de tratamentos estéticos específicos, como os cremes para estrias que vamos mostrar mais abaixo.

Quais as Causas das Estrias?

Existem vários fatores que podem ocasionar ou incentivar o aparecimento das estrias em nosso corpo. Confira algumas:

Uma das principais causas de estrias na barriga é a gestação. Confira este post especial sobre o assunto: Estrias na Gravidez; Como Previnir, Tratar, Cicatrizar e Mais

Além da gestação, aqui estão alguns fatores bem relevantes para o surgimento das estrias:

  • Fatores Genéticos: A pele é um fator predominantemente genético, por isso se suas familiares (mãe, avós, tias e primas) tiveram estrias, por conter fatores genéticos similares, você poderá ter estrias também.
  • Ganho de Peso Acentuado: A obesidade pode fazer com que haja necessidade de um esticamento de pele, principalmente quando o ganho de peso é muito rápido. Por este motivo, a obesidade pode ser um fator para o aparecimento das estrias.
  • Ganho Muscular: Assim como quando a pele aumenta quando se está ganhando peso gordo, o peso magro – muscular – também pode ocasionar estrias, uma vez que o músculo cresce muito rápido e a pele não consegue acompanhar com elasticidade suficiente.
  • Fase de Crescimento Infantil: As estrias podem aparecer na fase de crescimento como na adolescência, também por isso, nesta idade é importante fazer exercícios e se alimentar muito bem. O ganho de peso seria um fator agravante para as estrias na adolescência.
  • Silicone: Em alguns casos, quando ocorre um implante de silicone, nem sempre a pele está preparada para cobrir o volume implantado. Nestes casos, podem ocorrer estrias algum tempo depois do implante de silicone nos seios e/ou nos glúteos (bumbum).

Onde é normal ter estrias?

Normalmente, estes são os lugares mais frequentes para o aparecimento de estrias:

  • Seios
  • Barriga
  • Costas
  • Perna
  • Glúteos (Bumbum)
  • Braços
  • Axilas
  • Coxas

Como Evitar as Estrias?

  • Beba Água: Beber água ajuda na hidratação da pele.
  • Alimentação Saudável e Exercícios: Manter o corpo saudável, com uma alimentação adequada e fazendo exercícios regularmente vai ajudar a controlar o peso e evitar o aumento de massa gorda e o estiramento da pele.
  • Nutrir a pele de dentro para fora. Coma alimentos ricos em Vitamina A, C, E e Zinco. Todas estas fontes de vitamina influenciam na hidratação e resistência da pele, ajudando a prevenção de estrias em qualquer fase da vida. Aqui estão alguns exemplos de alimentos que contém estas vitaminas: Laranja, Limão, Lima, Kiwi, Melancia, Manga, Tomate, Cenoura, Brócolis.
  • Evitar banhos quentes e sabões secativos: Principalmente nas áreas em que o corpo tende a esticar a pele. Isso porque parte da elasticidade da pele está diretamente ligada a sua hidratação. Quando você limpa esta pele tirando o seu equilíbrio natural, você pode estar diminuindo seu poder de elasticidade. Para estas áreas, o recomendado é a utilização de um óleo de banho, que limpa, perfuma e hidrata, sem agredir a pele.
  • Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E: São super recomendados para fornecer a hidratação da pele em qualquer época da vida e ajudam a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Felizmente, existem diversas opções de cremes e óleos no mercado com este propósito.
  • Massagens: Ao passar seu creme ou óleo, aproveite para massagear o corpo e ativar a circulação sanguínea destas regiões.
  • A drenagem linfática pode ser um ótimo recurso para diminuir a retenção de líquidos e evitar ainda mais os estiramentos da pele.

Quais os Melhores Cremes para Estrias?

 

Existem diversos tratamentos para as estrias que não são os cremes como:

  • Laser de CO2
  • Peeling de ácido retinóico
  • Dermoabrasão
  • Galvanoterapia
  • Micro Needling

Todos eles feitos através de clínicas médicas especializadas. Mas um dos tratamentos mais procurados é o creme para estrias, por vários motivos:

  • Na maioria dos casos um bom creme para estrias atinge o resultado esperado;
  • Comparado aos demais tratamentos, o creme é uma das opções mais acessíveis;
  • O creme para estrias é um tratamento que você pode fazer sozinha, sem dar muito trabalho, sem ter que sair de casa, sem ter que visitar alguma clínica com muita frequência ou utilizar aparelhos.

Aqui estão alguns pontos a serem considerados sobre os cremes para as estrias:

Os cremes para estrias são muito diferentes em sua formulação, eles tem ativos diferentes que podem mudar todo o tratamento. Sua eficácia também depende de diversos fatores como: cor da estria, profundidade, estado da pele, tempo de tratamento e depende muito também do organismo de cada um, já que cada pele reage de maneira diferente aos ativos.

É importante saber que nada, nenhum creme ou tratamento vai dar resultado “da noite pro dia”. Quando mais longo o tratamento, melhores os resultados. No caso das estrias vermelhas, que ainda estão em processo inflamatório o tratamento é mais rápido e a melhora é bem maior. Já se as estrias forem brancas, antigas e largas, fica mais difícil diminuir a sua aparência.

Cicatrissim

Um dos cremes para estrias que mais vêm se destacando e apresentando RESULTADOS COMPROVADOS é o Cicatrissim. Não tem como falar de creme para estrias sem dar destaque para ele.

 

O Cicatrissim, é um creme composto por extrato de vegetais de plantas medicinais. Feito à base de barbatimão, rosa mosqueta, aloe vera e ácido glicólico, o creme ajuda a reduzir estrias brancas e vermelhas, até mesmo as mais profundas.

Barbatimão é o componente principal e exclusivo até então em cosméticos com essa finalidade. A árvore pouco conhecida é proveniente do cerrado brasileiro e sua casca apresenta ação cicatrizante devido a grande quantidade de taninos. Juntamente com óleo de rosa mosqueta, capaz de rejuvenescer; a aloe vera, potente na hidratação; e ao ácido glicólico, que estimula a produção de colágeno, surgiu a fórmula 100% natural do CicatriSSim.

“O produto deve ser usado diariamente, antes de dormir. Geralmente é possível notar melhora inicial nas estrias vermelhas a partir de um mês de uso de CicatriSSim. Já para estrias brancas, é necessário mais paciência, pois o tratamento é mais lento e a melhora inicial é notada a partir de dois ou três meses”, explica Guilherme Assumpção, farmacêutico especialista em plantas medicinais e desenvolvedor do CicatriSSim.

Cicatrissim é bom?

Sim, é ótimo e tem resultados comprovados:

  • 87% Melhora geral do aspecto da estria
  • 77% Melhora na textura das estrias
  • 68% Melhora na rigidez das estrias
  • 68% Melhora na profundidade das estrias

Veja um vídeo depoimento com algumas pessoas que usaram e amaram:

Cicatrissim Antes e Depois Estrias Vermelhas

Confira alguns resultados de tratamentos de estrias vermelhas feitos com o Cicatrissim com fotos de antes e depois:


 

 

Cicatrissim Antes e Depois Estrias Brancas

Confira alguns resultados de tratamentos de estrias brancas feitos com o Cicatrissim com fotos de antes e depois:

Impressionante não é mesmo?! Quer ver mais resultados, acesse o Instagram da marca. Lá você vai ter acesso a vídeos e depoimentos sobre o Cicatrissim: 

Modo de uso:

Aplicar uma fina camada no período da noite sobre a região afetada e massagear para garantir a penetração do creme. Repetir o processo diariamente. CicatriSSim é rapidamente absorvido e não deixa a pele oleosa. O produto não mancha a roupa, sendo assim, deve-se aplicar o creme e deixá-lo na pele depois que é absorvido.

Precauções:

  • Evitar exposição solar direta durante o uso do produto e usar filtro solar durante o dia na região das estrias.
  • Durante a primeira semana de uso, aplicar pequenas quantidades do produto, em dias alternados.
  • Não há estudos sobre o uso de CicatriSSim em mulheres grávidas, portanto seu uso durante a gravidez somente deve ser feito com indicação médica.

Manter o produto em local fresco e seco, ao abrigo da luz e fora do alcance de crianças.

Onde comprar:

O valor do creme CicatriSSim é R$109 e pode ser adquirido diretamente no site com diversas promoções e entrega para todo o país. Visite: www.cicatrissim.com.br

Outros Creme para Estrias

Antes de sair escolhendo o seu creme para estrias apenas pelo preço, é fundamental conferir a qualidade e os dados comprovados do tratamento. A maioria dos cremes não divulga seus resultados, ou seja, não divulga se os cremes funcionam comprovadamente. Isso é muito ruim, pois ficamos sem saber quem é melhor (cientificamente falando).

Fizemos uma seleção de cremes para estrias que são mais conhecidos, mas só encontramos dados comparativos em dois deles o Cicatrissim e o Striactive, confira a comparação:

Resultados do Cicatrissim:

87% Melhora geral do aspecto da estria
77% Melhora na textura das estrias
68% Melhora na rigidez das estrias
68% Melhora na profundidade das estrias

Resultados do Striactive:

80% Melhora geral do aspecto da estria
66% Melhora no tamanho das estrias
67% Melhora na cor das estrias
60% Melhora na profundidade das estrias

Outra questão importante a levar em consideração são as fotos de antes e depois. Vários cremes não tem um Instagram e não divulgam fotos de antes e depois. Com base nestes dados nosso creme de preferência é o Cicatrissim! Mas aqui estão algumas outras opções de cremes para estrias que você também pode gostar:

  • Cicatrissim
  • Cicatricure Gel para Cicatrizes e Estrias
  • Cicatrimed
  • Elancyl Gel Redutor de Estrias
  • Striactive

OBS PARA GESTANTES: Sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer tipo de creme de prevenção ou tratamento de estrias durante a gestação e amamentação.

Cremes para Evitar as Estrias

 

OBS PARA GESTANTES: Sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer tipo de creme de prevenção ou tratamento de estrias durante a gestação e amamentação.

Estes são alguns cremes recomendados para evitar as estrias:

Mamydrat Loção Corporal 120g

 

A Loção Corporal Mamydrat é hipoalergênica e possui três óleos importantíssimos para a hidratação da pele, pois criam uma barreira que evita a perda de água prevenindo o ressecamento. O óleo de amêndoas doce foi escolhido por ser um óleo vegetal rico em ácidos graxos, dentre eles se destaca o acido oléico. Com propriedades nutritivas, e auxilia na melhora da flexibilidade e elasticidade da pele. O Óleo de Macadâmia é a maior fonte natural de ácido oléico (40%) e palmitoléico (25%). Por isso, repõe com facilidade esses lipídios que a pele perde com o passar dos anos através da ação de agentes externos como sol, poluição e etc. O Óleo de Calêndula possui alto teor de ácidos graxos e com ação emoliente. Sua formulação o torna um creme fácil de ser aplicado, de rápida absorção e toque suave.

Vita Derm Shape Creme para Prevenção de Estrias

 

Vita Derm Shape Creme para Prevenção de Estrias foi desenvolvido para o tratamento de todos os tipos de pele. Sua fórmula, com Hidroxiprolisilane, Óleo de Amêndoas e de Algodão, hidrata e melhora a elasticidade cutânea.

Boti Mammy Creme para Prevenção de Estrias Pré e Pós-Parto

 

O Boti Mammy Creme para Prevenção de Estrias Pré e Pós-Parto é ideal para prevenir o aparecimento de estrias ou para diminuir as já existentes. Ele ainda ajuda a melhorar o aspecto da pele e a aumentar a sua elasticidade, sendo ideal para os seus cuidados antes e após o parto.

Creme Para Prevenção De Estrias Mustela Maternité

 

Creme para prevenção de estrias durante e após a gravidez. Mustela Maternité reforça as fibras da pele e mantém a hidratação para uma sensação constante de maciez.

Mustela Maternité ativa a produção de colágeno, elastina e fibronectina, que reforçam a estrutura da pele durante e depois da gestação e evitam o surgimento de marcas causadas pelas mudanças que o corpo da mamãe passa.

Além de aumentar a resistência contra o surgimento das estrias, Mustela Maternité hidrata e nutre profundamente a pele e proporciona um uso seguro até mesmo durante o aleitamento por ser livre de parabenos, óleo mineral, silicone, ftalatos, fenoxietanol, bisfenóis A e S, clorfenesina cafeína e álcool.

  • Peptídeos de Abacate: melhora a elasticidade da pele e suaviza a sensação de repuxamento
  • Arabinogalactano: previne a formação de estrias e ativa a produção de colágeno, elastina e fibronectina
  • Cera de Abelha e Manteiga de Karité: preservam a hidratação por mais tempo na pele enquanto proporciona maciez e cuidado antirresecamento

Óleo Corporal Bio-Oil Frajo 

 

O Óleo Multifuncional Bio-Oil promete recuperar intensamente a estrutura da pele, restaurando seu aspecto lisinho, homogêneo e macio, hidratando-a profundamente. Foi desenvolvido especialmente para restaurar a estrutura da pele, equilibrando a sua textura, melhorando visivelmente a aparência de cicatrizes, estrias e tons de pele desiguais. Bio-Oil também é recomendado para pele desidratada e com sinais de idade, e pode ser utilizado até por mulheres grávidas.

Com um agradável perfume de rosas e na cor alaranjada, o Óleo Multifuncional Bio-Oil é formulado com uma rica combinação de vitaminas e extratos de plantas, incluindo óleos de calêndula, lavanda, alecrim e camomila, e conta com o exclusivo ingrediente revolucionário PurCellin Oil™, que muda a consistência geral da fórmula, tornando-a leve e não gordurosa, assegurando que os benefícios das vitaminas e dos extratos de plantas sejam facilmente absorvidos. que absorvem rapidamente sobre a pele deixando totalmente hidratada.

Outros cremes que você também pode gostar:

  • Creme Anti Estrias Bio-Medicin
  • Bepantol Mamy Creme para Gestantes Antiestrias
  • Vichy Action Integrale Vergetures (Anti estrias)
  • Óleo de Amêndoas
  • Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias Mamãe e Bebê da Natura

Não conseguiu evitar as estrias e elas apareceram? Confira alguns cremes de tratamento para estrias que podem ajudar muito a minimizar sua aparência.

E aí, gostou das nossas dicas e informações sobre cremes para estrias? Compartilhe suas experiências com a gente e com outras leitoras como eu e você! Vai ser super legar saber a sua opinião e ter contato com outras ideias, dicas e comentários.

Beijos e até a próxima!