Shampoo Anti-resíduo + O que é? Melhores Marcas? +Receita Caseira!


O Shampoo Anti-resíduo não é um produto novo no mercado, ele surgiu há cerca de 10 anos atrás então não pode-se dizer que se trata de uma novidade. O que muita gente não sabe, é que ele é um item bem importante no tratamento capilar. Mesmo sento um item recomendado, muitas mulheres não usam o produto com frequência e há quem nunca tenha experimentado o mesmo.

Pensando nisso, decidimos criar um apanhado de informações sobre o Shampoo Anti-resíduo tirando todas as possíveis dúvidas da mulherada sobre o produto. Também indicamos algumas marcas de shampoo anti-resíduos recomendadas e para fechar, ainda passamos uma receita de shampoo antiresíduos para fazer em casa.

O que é o Shampoo Anti-resíduo? Para que serve?

 

O shampoo anti-resíduodetox capilar ou shampoo de limpeza profunda são produtos indicados para limpar profundamente o fio, retirando o excesso de produtos químicos que com o passar do tempo vão se acumulando nos cabelos e não saem com o shampoo normal.

Pode parecer “bobagem” mas o que acontece é que os resíduos dos produtos químicos que se acumulam nos cabelos, com o passar do tempo, podem deixar as madeixas “sufocadas” e sem brilho, podendo até mesmo levar à queda de alguns fios e/ou a descamação do couro cabeludo. Sem falar que podem aumentar a oleosidade do cabelo o que é péssimo para quem já sobre com as raízes oleosas. Por isso, é recomendado dar uma limpeza profunda no cabelo de tempos em tempos.

Qual a diferença do shampoo normal e do anti-resíduo?

A explicação da diferença está no pH dos produtos:

  • O shampoo anti-resíduo possui pH que fica em torno de 7,4 e 8,5 (Alcalino)
  • Os shampoos normais para uso diário possuem pH entre de 5 a 5,5 (Ácidos)

A diferença de pH dos shampoos é o que indica o potencial de hidrogênio dos mesmos, este se refere ao grau de acidez ou alcalinidade uma substância. Ou seja, o shampoo anti-resíduos tem mais pH do que o normal e por tanto o efeito final no cabelo mais potente.

Quando Usar

Você pode iniciar a utilização do shampo antiresíduos quanto perceber que o seu cabelo anda oleoso mais o que o normal, ou, quando ele estiver com um aspécto pesado. O shampoo antiresíduos também pode ser utilizado no preparo dos cabelos para receber uma química (até mesmo a hidratação e as vitaminas) pois ele abre as cutículas capilares e facilitando a penetração dos produtos nos fios.

 

Como Usar

Para usar o shampoo basta lavar o cabelo com ele, como se fosse um shampoo normal.

A limpeza profunda capilar deve ser feita uma vez por semana para quem tem cabelos oleosos e a cada 15 dias para tem cabelos normais a secos. O efeito em cada cabelo é sempre diferente, por isso, recomendamos que você faça o teste com o produto escolhido, e então, confira qual a melhor periodicidade para a repetição de uso no seu caso.

No geral, nossa única dica é não usar mais de uma vez por semana. Tem meninas que tem o cabelo tão oleoso que quando utilizam um shampoo antiresíduos ficam com um cabelo mais leve e natural, aí, na expectativa de ter as madeixas assim diariamente, passam a utilizar o shampoo anti-resíduos todos os dias. Mas isso é extremamente desaconselhado. Utilizar o shampoo anti-resíduos todos os dias pode prejudicar a estrutura do fio, além disso, seu cabelo provavelmente vai dar o efeito rebote e vai ficar mais oleoso do que o normal. Por isso, se você gostar do resultado do shampoo, não caia na tentação de usar ele mais de uma vez por semana.

No Salão de Beleza

Este produto é muito utilizado em salões de beleza. Tanto é recomendado que vários destes kits de tratamento e/ou química, vem com o shampoo anti-resíduos neles. Além de promover uma limpeza profunda, ele prepara os cabelos para receber os tratamentos de química e hidratação.

 

Dúvidas Frequentes sobre o Shampoo Anti-resíduo:

  • Resseca os fios? Sim, se você utilizar somente ele, os fios ficarão ressecados. Logo após utilizar o shampoo, você deve usar algo para fechar as cutículas como uma máscara hidratante e/ou um condicionador. Quando usado em excesso ele pode ressecar os cabelos.
  • Melhora a caspa? Se o motivo da caspa for excesso de resíduos no cabelo, ele pode sim ajudar muito no tratamento da caspa, mas deixando bem claro que ele não é um tratamento para caspa em sí, ajuda, melhora, mas não resolve.
  • Retira químicas como as de progressiva? Neste caso a resposta é depende. Algumas técnicas de alisamento alteram o cortex do cabelo, outras, apenas encapam o mesmo. O Shampoo antiresíduos não consegue devolver a normalidade dos cabelos com o cortex alterado, mas ajuda a retirar grande parte dos produtos para alisamento tipo capa. Se você fez progressiva (seja ela qual for), e quer manter o efeito liso, não é recomendado usar o anti-resíduo pois ele vai diminuir o efeito do produto e dependendo do seu alisamento pode até retirar quase todo o liso. Agora, se você cansou do liso e quer retirar a química por inteiro, dependendo da sua progressiva pode sair tudo ou quase tudo. Isso se altera em relação à quantidade de utilização do shampoo e ao tempo de alisamento que o seu cabelo já tinha. A única questão é que se a sua progressiva alterou a estrutura do seu cabelo, aí isso o shampoo anti-resíduos não vai conseguir fazer voltar ao normal.
  • Tira a pigmentação de cabelos tingidos? Sim, o shampoo antiresíduos ajuda a retirar os pigmentos de cor do cabelo tingido, ou seja, ele desbota a cor do tingimento. Ele não tira toda a coloração, mas vai desbotando os tons ao longo da utilização com frequência.
  • Pode ser utilizado todos os dias? Não.
  • Como saber se um shampoo é Anti-resíduos? Confira a medida de pH dele no rótulo da embalagem. Ela deve estar entre 7,4 e 8,5.

Contra Indicações

Os shampoos anti-resíduos são contra indicados para:

  • Cabelos ressecados, quebradiços e danificados. Neste caso é melhor hidratar e recuperar o seu cabelo. O anti-resíduos pode ajudar a piorar a sua situação pois ele vai “baixar a guarda” do seu cabelo, retirando até mesmo a oleosidade natural, que de certa forma é uma defesa natural do fio.
  • Cabelos alisados quimicamente (escova progressiva, selagem, escovas disciplinantes);
  • Cabelos tingidos;

Anti-resíduos e Coloração

Aqui estão duas situações em que o antiresíduo pode ser um aliado para quem colore os cabelos.

  • Pode ser usado alguns dias antes do tingimento para maximizar o resultado da coloração.
  • Se você coloriu o seu cabelo e ele ficou mais escuro do que você queria, você pode lavar o seu cabelo uma ou duas vezes com o shampoo anti-resíduo para diminuir a pigmentação e dar uma clareada nos fios.

Shampoo Anti-resíduo Onde Comprar

A Magazine Feminina é também um Shopping agregador de produtos. Temos mais de 15 grandes lojas afiliadas e portanto conseguimos indicar os melhores preços e produtos para você. Confira a seleção de anti-resíduos:

 

Receita de Shampoo Anti-resíduo Caseiro

Ok, se você está meio sem grana para comprar um shampoo anti-resíduo industrializado (que é o mais recomendado), tem uma receita caseira de shampoo anti-resíduo que pode te interessar. A gente recomenda comprar os produtinhos já testados dermatologicamente, mas, se você gosta de se aventurar e está disposta a ver no que vai dar, então aqui vai a receitinha que está rolando aí pela web:

Ingredientes:

  • 1 Colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 Colheres (Sopa) de Shampoo normal de sua preferência (ideal: Shampoo Neutro / Transparente)

Modo de Preparo

  • Lave o seu cabelo normalmente com o shampoo do dia a dia para tirar a oleosidade e a sujeira inicial;
  • Depois mistures os ingredientes e passe no cabelo molhado mesmo;
  • Não esfregue o cabelo, apenas passe a mão nas mechas dos fios da raíz para as pontas;
  • Depois é só enxaguar.

Como falamos acima é recomendado após o uso fazer uma hidratação nos fios. Confira um vídeo que tem a explicação da receitinha:

E aí, gostou das informações e dicas sobre o Shampoo Anti-resíduo? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe suas experiências com a gente e com outras leitoras como eu e você! Vai ser super legar saber a sua opinião e ter contato com outras ideias, dicas e comentários.

Beijos e até a próxima!