Tipos de Cabelos Cacheados + Descubra qual é o seu


Existem diversos Tipos de Cabelos Cacheados e para cada um deles existem dicas e tratamentos diferentes. Pode ser por isso, que, às vezes, você compra um produto para cabelos cacheados e assiste alguns tutoriais no YouTube, mas por algum motivo, na hora de você experimentar todo passo a passo em seus próprios cachos, o resultado final não é como o esperado.

Geralmente isso acontece por que o produto que você comprou não é o mais indicado para o seu tipo de cacho, e o tipo de cacho da youtuber não é igual ao seu. Mas nada disso será um problema quando você encontrar os produtos e as youtubers certas para se inspirar. E para isso você vai precisar saber qual o seu tipo de cabelo cacheado. Bora descobrir?

Os 9 Tipos de Cabelos Cacheados

Tipos de Cabelos Cacheados

Toda cacheada sabe que cabelos cacheados geralmente são mais frágeis, às vezes ficam ressecados. Na maioria das vezes precisam de cuidados específicos para ficarem daquele jeitinho que a gente ama!

Por isso, se o seu cabelo é cacheado, ondulado, bem definido ou crespo, nada melhor do que saber exatamente qual o seu tipo de cacho para poder cuidar, tratar e hidratar ele da melhor maneira possível.

Lembrando sempre que: Nenhum tipo de cacho ou cabelo é melhor, ou, pior do que o outro. São todos cabelos. Jamais aceite qualquer tipo de preconceito com os seus cabelos, seja ele como for. As classificações existem para poder cuidar de uma forma mais específica e não para fazer uma “seleção” de “beleza” e “qualidade”. Passe por cima de qualquer tipo de preconceito e vamos em frente!

Tem um momento certo para identificar o seu tipo de cabelo cacheado?
Tem sim! Antes de acessar o conteúdo abaixo é preciso saber que, o melhor momento para identificar o padrão de ondulação é quando o cabelo está em seu estado mais saudável e hidratado possível.
Se você fez alisamento por algum tempo, é preciso deixar crescer sem química por, no mínimo, três meses, para ter uma ideia de como é o seu cabelo ao natural. Se as raízes do cabelo são mais encaracoladas do que as pontas, é um claro indicador de que você terá de iniciar um processo de transição capilar caso esteja pensando em assumir os seus cachos. Para isso é preciso deixar o cabelo crescer aos poucos e ir cortando as pontas com química.

Classificação de Tipos de Cachos

Para ajudar você a entender melhor qual o sei Tipo de Cabelo Cacheado, fizemos um super guia explicativo. Esta classificação de que estamos falando já se tornou tipo “internacional” é chamada de Texture Typing System e foi criada pelo site Naturally Curly. A classificação é uma classificação alfa numérica para cada tipo de cabelo, de acordo com o tipo de ondulação que ele tem. Na imagem abaixo podemos ter uma ideia inicial do que estamos falando:

Tipos de Cabelos Cacheados
Tipos de Cabelos Cacheados
Agora, para você entender melhor, vamos detalhar cada tipo de cabelo mostrando exemplos com fotos de mulheres lindas e poderosas, assim como você!
Separamos um vídeo introdutório que pode tirar várias dúvidas suas sobre o assunto. Espia só:

 

Tipo 1 – Cabelo Liso

cabelo liso

O cabelo tipo 1 é o que tem o fio reto, sem nenhuma ondulação. O Cabelo liso reflete o maior brilho. Ele também é o mais resistente de todos os tipos de cabelo. É difícil danificar e quase impossível para enrolar esta textura do cabelo. Isso por que o sebo (óleo natural produzido nas glândulas sebáceas do couro cabeludo) vai sem interferência da raíz até as pontas, e por isso a textura do cabelo liso, também é o mais oleoso de todos.

Cabelo Tipo 2 – Cabelo Ondulado

Os cabelos tipo 2 que são chamados de cabelos ondulados, são separados em três variações:
Tipos de Cabelos Cacheados
Tipos de Cabelo Cacheado – Tipo 2 – Cabelo Ondulado
  • Cabelo tipo 2A – Fio com levíssimas ondulações, quase imperceptíveis.
  • Cabelo tipo 2B – Fios com bastante ondulações, principalmente abaixo do nível dos olhos.
  • Cabelo tipo 2C – Fios com muitas ondulações bem perceptíveis que começam desde a raíz.

Aqui estão mais algumas fotos para você entender a diferença entre os ondulados:

Cabelo Tipo 2A
Cabelo tipo 2B
Cabelo tipo 2C

Ainda está na dúvida? Este vídeo pode te ajudar a saber se o seu cabelo é mesmo tipo 2:

Cabelo Tipo 3 – Cabelo Cacheado

A categoria 3 inclui de cabelos com cachos bem definidos. Os fios são volumosos e frágeis, sofrem com o frizz e podem ser modelados com a chapinha sem muito esforço.

tipos de cabelo cacheado
Tipos de Cabelo Cacheado – Tipo 3 – Cabelo Cacheado
Cabelo tipo 3A – Cachos muito abertos, bem suaves e quase ondulados. São parecidos com efeito do Baby Liss.
Cabelo tipo 3B – Cachos médios, com mais volume, mas ainda não tem aspecto do cabelo crespo. O cacho já vem desde a raíz. Tem menos brilho pois a nutrição já começa a ter dificuldade de chegar no cabelo todo.
Cabelo tipo 3C – Com bastante volume, o fio é seco e com aspecto do cabelo crespo. Os cachos são bem apertados (têm a circunferência aproximada de um lápis). Pode usar o pente garfo e geralmente não usa tanto creme para não perder o volume.
Aqui mais algumas fotos para te ajudar a entender se o seu cabelo é tipo 3:
Cabelo tipo 3A
Cabelo tipo 3B
Cabelo tipo 3C
Aqui temos algumas dicas para cabelos tipo 3:

Cabelo Tipo 4 – Cabelo Crespo

Os cabelos tipo 4, tem fios um pouco mais ressecados e ásperos, que crescem paralelamente à raíz. Por ser um cabelo seco por natureza, ele quebra mais facilmente, e precisa de mega hidratação. Isso por que cabelos secos quebram, mas cabelos bom hidratados são flexíveis e tem elasticidade.
tipos de cabelo cacheado
Tipos de Cabelo Cacheado – Tipo 4 – Cabelo Crespo
Cabelo tipo 4A – Cachos muito fechados, muito volume.
Cabelo tipo 4B – Cachos em Zig Zag, ou seja, a mecha esticada é angulosa e fica em forma de “Z” e não de “S”. É bastante ressecado, podendo encolher em até 75% do tamanho natural.
Cabelo tipo 4C – Ao contrário do que dizem, o cabelo 4C forma cachos, porém são muito pequenos. Cabelo mais volumoso da tabela, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar nas postas e por isso tende a ser mais seco. Os fios parecem crescer para cima e ele também pode encolher em até 75% do tamanho natural.
Aqui estão mais algumas fotos dos cabelos:
Cabelo tipo 4A
Cabelo tipo 4B
Cabelo tipo 4C
Neste vídeo, vocês vão acessar diversas dicas de como tratar o cabelo tipo 4:

Precisando de histórias de inspiração para assumir os seus cachos? Este vídeo é pra você!

 

E aí, gostou do nosso super tutorial para saber quais os Tipos de Cabelos Cacheados? Se sim então compartilha com aquela amiga que também vai amar!

Beijos e até a próxima!