Tirando dúvidas sobre a Calvície Feminina


A excessiva perda de cabelo não é uma preocupação exclusivamente masculina, pelo contrário, não é raro a gente sentir a perda do cabelo e ouvir falar da nossa mãe, amiga, ou vizinha que também está com muita perda de cabelo.

Pensando em tirar as principais dúvidas sobre a Calvíce Feminina, Ana Maria Ventura, diretora da Clínica Tricosalus nos enviou um vídeo que pode lhe ser muito útil! A Tricosalus é a maior e mais avançada clínica brasileira que se destina ao estudo e ao tratamento dos problemas capilares e da calvície por meio de soluções não cirúrgicas.

Dúvidas sobre a Calvície Feminina

Acompanhando o crescente número de mulheres que sofrem com a excessiva queda de cabelo pelos mais diversos fatores, reunimos aqui as principais perguntas elaboradas pelas nossas leitoras e pelo público em geral.



Confira!

1. Em média, qual deve ser quantidade de fios que caem diariamente?

É esperado que até 100 fios entrem na fase de queda por dia. Entretanto, a quantidade daqueles que se desprendem pode variar, pois depende da tração que eles sofrem, que costuma ser maior durante o lavar e pentear.

2. A calvície feminina e a calvície masculina possuem as mesmas características?

Tanto os homens quanto as mulheres podem apresentar predisposição genética à calvície, o que caracteriza a alopecia androgenética. Embora ela seja conhecida como “calvície de padrão masculino”, a alopecia androgenética nas mulheres tem localização mais difusa, bem como as seguintes características: os fios caem ao longo de todo o couro cabeludo e vão se tornando finos e rarefeitos; há uma redução no volume de cabelo e no comprimento do fio, que já não cresce como antes; a risca dos cabelos vai ficando cada vez mais visível, enxergando-se o couro cabelo através deles.

3. Quais outros fatores costumam provocar ou acentuar ainda mais a calvície em mulheres?

Entre as diversas possibilidades que podem provocar ou acentuar a calvície nas mulheres, estão: distúrbios hormonais (alterações no próprio ciclo menstrual), alterações dos ovários (ovários policísticos), deficiências nutricionais (anemias, deficiências vitamínicas, proteicas e minerais), tabagismo, disfunções da tireoide (hiper/hipotireoidismo), doenças crônicas, doenças infecciosas, inflamatórias, emocionais (estresse, depressão), alterações inflamatórias do próprio couro cabeludo (alopecia areata, lúpus, etc.) e outras, sendo que até mesmo o uso de alguns medicamentos pode provocar a queda acentuada dos fios (geralmente, remédios antidepressivos, anfetaminas e medicações para emagrecimento e tratamento de acne). Há, ainda, a queda dos cabelos nos tratamentos de combate ao câncer.

4. É possível prevenir a calvície feminina?

Para prevenir a calvície feminina é preciso prevenir a ocorrência dos fatores capazes de desencadeá-la, já mencionados na resposta anterior. Além disso, os cuidados que incluem uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar psicológico e emocional também contribuem de modo significativo para a saúde e o fortalecimento dos cabelos.

5. Como tratar a calvície feminina? É possível solucionar o problema em definitivo?

Os tratamentos disponíveis para a calvície feminina variam, geralmente incluindo medicamentos de uso tópico e/ou por via oral. Daí a importância de que cada caso seja analisado nas suas especificidades pelo profissional da área, que é o dermatologista especializado em patologias do couro cabeludo.

Somente por meio de uma avaliação clínica e exames laboratoriais será possível realizar um diagnóstico preciso do que está ocasionando a queda excessiva dos fios e prescrever o tratamento mais efetivo para cada paciente.

E, para aqueles que possam vir a necessitar de uma intervenção definitiva, a Tricosalus Clinics trouxe com exclusividade para o Brasil o Sistema CNC, que consiste na reconstrução das áreas calvas do couro cabeludo com a integração de cabelos naturais de forma gradual.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + dois =