Vida Fisicamente Ativa Ajuda na Prevenção do Câncer de Mama


*Por Priscila Miyamoto

Estamos no mês de outubro e neste período sempre lembramos das campanhas relacionadas ao Projeto Outubro Rosa, desenvolvido pelo Instituto Neo Mama. Mas o que não podemos é lembrar de nos prevenirmos e alertarmos as mulheres ao nosso redor somente nesta época.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 7,2 milhões de pessoas morreram de câncer no mundo em 2012. Destas, 522.000 são mulheres vítimas do câncer de mama. Em cada oito mulheres, estima-se que uma desenvolverá a doença no decorrer da vida. Os números são alarmantes e a incidência de câncer é alta.

vida ativa cancer de mama



No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, a prática de exercícios físicos pode reduzir em até 7% o risco de pessoas desenvolverem qualquer tipo de câncer, ou seja, é possível prevenir o câncer com uma vida fisicamente ativa e por meio da adoção de alguns hábitos.

A seguir, listo 6 dicas para você manter uma vida mais saudável e longe da doença:

1. Faça mensalmente o autoexame da mama
Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas. Mulheres que menstruam devem fazer o autoexame 3 a 5 dias após a menstruação. Já as que não menstruam devem escolher uma data fixa mensalmente. Visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano para checar a saúde e certificar-se de que tudo está bem também é fundamental. Realize o autoexame mensalmente e procure o médico caso encontre alguma anormalidade.

2. Alimente-se de forma saudável
Cerca de 1/3 de todos os diagnósticos de câncer estão relacionados a uma alimentação incorreta e inadequada. Adote uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e pobre em alimentos gordurosos e bebidas com açúcar. Coma menos gorduras, principalmente animal, reduza o consumo de sal r ingira com moderação alimentos ricos em açúcar. Prefira os óleos vegetais aos de gorduras animais. Vale lembrar também de que nada em excesso faz bem.

3. Mantenha o peso sob controle
O excesso de peso também é um vilão para quem quer prevenir a doença. Estima-se que, após a menopausa, as chances de uma mulher desenvolver o câncer de mama aumentam muito se ela estiver acima do peso. Estudos também mostram que mulheres obesas ou com sobrepeso que são diagnosticadas com câncer de mama têm maiores riscos de terem reincidência da doença do que aquelas que estão em seu peso ideal. Controle o peso corporal e evite a obesidade.

4. Não fume
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental. Um estudo realizado aponta que pacientes que fumam mais do que um maço de cigarro por dia há pelo menos dez anos tem um risco 60% maior de desenvolver a doença em comparação com aquelas que fumam menos ou que não são fumantes. Busque ajuda para largar o vício se for necessário.

5. Reduza o consumo de álcool
O consumo de álcool também está associado ao aumento do risco de desenvolver a doença. De acordo com pesquisadores, o risco de contrair o câncer de mama aumenta diretamente em relação ao aumento do consumo de álcool, cerca de 10% para cada 10 g por dia. Assim, quanto maior o consumo, maior o risco. Você pode prevenir o risco de desenvolver a doença não ingerindo bebidas alcoólicasem excesso.

6. Pratique atividade física regularmente
Além de promover o bem-estar, ajudar a controlar o peso e melhorar a autoestima, a atividade física é uma aliada importante no combate ao câncer de mama. Estima-se que mulheres que fazem pelo menos quatro horas semanais de atividade física regularmente apresentam uma incidência 20% mais baixa de aparecimento de câncer de mama. Escolha uma atividade física que se adapte ao seu estilo de vida e que você goste!

Hoje, encontramos no mercado diversas atividades e opções que conseguem nos proporcionar bem-estar e cuidados com a saúde de forma prática e facilitada, perto de nossa casa ou do nosso trabalho. Então, não temos mais desculpas para deixar de lado nossa saúde.

* Priscila Miyamoto é Sócia-Diretora do Gympass, que é especializado em oferecer soluções corporativas para empresas fortalecerem seus programas de saúde e suas políticas de benefícios, garantindo mais qualidade de vida para os colaboradores e consequentemente mais produtividade.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos selecionados por e-mail e deixe seu comentário sobre esta postagem no formulário abaixo.
Muito obrigada pelo carinho =D


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 2 =